O prazo para recorrer das notas provisórias da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta-feira (15). Os candidatos devem enviar os recursos exclusivamente pelo Sistema Revalida, conforme as regras do Inep. Recursos enviados fora do sistema ou do prazo não serão aceitos.
O Revalida avalia médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, que desejam atuar no Brasil. A prova escrita foi aplicada em 11 capitais no dia 23 de março, com mais de 93% de presença entre os 17.778 inscritos. O exame inclui 100 questões objetivas e uma parte discursiva, cuja nota provisória e o padrão de respostas definitivo foram divulgados em 9 de maio.
Os recursos devem se restringir às pontuações atribuídas aos quesitos da prova discursiva, com base no padrão oficial. Identificar-se no texto do recurso pode levar à anulação automática do pedido. O resultado final será divulgado em 3 de junho, na Página do Participante (Gov.br), com justificativas individualizadas para cada decisão.
Desde 2011, o Revalida é aplicado pelo Inep e a revalidação do diploma cabe às universidades públicas que aderem ao exame. Ele é dividido em duas etapas eliminatórias: teórica e prática. Somente quem for aprovado na prova teórica poderá realizar a etapa prática, que avalia habilidades clínicas em cenários reais de atendimento médico.
Com informações Agência Brasil