27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Candidatos a vagas do IFMS devem optar por cotas na inscrição

Educação – 19/12/2012 – 08:12

O candidato que quiser concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deve fazer a opção ao se inscrever no Exame de Seleção. No ato da inscrição, o estudante deverá optar por ser Beneficiário de Ações Afirmativas. Depois, basta escolher a faixa de renda familiar bruta mensal per capita e, na sequência, declarar a opção no item cor/raça.

Metade das vagas ofertadas pelo IFMS é destinada aos estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. Desse total, há um percentual reservado a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, ainda, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O estudante deverá comprovar a renda familiar bruta mensal per capita menor ou inferior a 1,5 salário mínimo. A lista dos documentos exigidos consta no edital 009.2.

Não será considerado beneficiário de ação afirmativa o estudante que cursou qualquer período, ano ou série do ensino fundamental em escola particular, mesmo tendo recebido bolsa de estudo total ou parcial.

Vagas – O IFMS oferece 880 vagas para cursos técnicos integrados de nível médio em sete municípios. Em Três Lagoas, são oferecidas 40 vagas para o curso técnico em Eletrotécnica (manhã) e 40 vagas para o curso técnico em Informática (tarde). Para concorrer, é preciso ter o ensino fundamental completo.

A inscrição pode ser feita até 13 de janeiro, pela internet. A taxa é de R$ 35,00 e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

O Exame de Seleção, com questões de português, matemática e conhecimentos gerais, será no dia 17 de fevereiro e o resultado deverá ser divulgado até 11 de março.

O acesso ao sistema de inscrições e os editais do Exame de Seleção 2013 estão disponíveis no endereço eletrônico www.ifms.edu.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.