19.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Campeão de downloads em 2012, trio Fun une Queen, Bach e Broadway

Geral – 13/05/2012 – 09:05

Andrew Dost mudou o que pensava sobre música após ouvir Kanye West.

G1 lista outras novidades nas paradas em 2012 como Gotye e Karmin.

É preciso prender a respiração antes de enumerar todas as funções de Andrew Dost no trio de pop rock americano Fun. Ele é o responsável por vocais, guitarra, teclados, trompete, bateria, percussão, sintetizadores e baixo nos dois discos lançados pelo grupo. Foi o segundo CD, mais precisamente a música “We are young” (veja o clipe), que elevou o Fun de patamar. Em entrevista por telefone ao G1, o músico comenta o sucesso do grupo e explica as influências do Fun, que passam por música clássica, musicais da Broadway e Queen.

“We are young”, hit maior do trio completado por Jack Antonoff e Nate Ruess, é a canção mais baixada do ano nos EUA. E vai além. É a única da história a ter sido comprada por mais de 300 mil fãs a cada semana, durante dois meses. Assim como o Fun, outros novatos tiveram chance de despontar nas paradas americanas em 2012 (veja quadro abaixo). Mas, por enquanto, ninguém tira do trio o título de campeão de downloads do ano.

G1 – Você estudou piano clássico antes de montar a banda. Como isso te ajuda na hora de tocar e compor?

Andrew Dost – Muito do que aprendi pode ser aplicado na hora de escrever uma música pop, principalmente as texturas. Existem compositores que são fontes para qualquer estilo, não importa o tipo de música que você faz. Bach é meu favorito. Ele é um pianista que tem emoção ao tocar. É importante para um músico saber tocar a obra dele. Tem uma música neste disco que é inspirada nela. “All Alone” tem um pouco de Bach.

G1 – As pessoas dizem que vocês emulam bastante o Queen. Por quais razões tanta gente diz isso?

Dost – Eu sinto que é um elogio. Nosso cantor tem uma voz de ótimo alcance… A voz dele é um instrumento, é expressiva. Acho que por causa dele acontece isso, o comparam com Freddie [Mercury, do Queen] muito. Queen é uma referência. Assim como Beatles, Weezer. Todos nós crescemos ouvindo Queen.

G1 – O quão importante foi para vocês ter ‘We are young’ cantada em ‘Glee’? Você gosta da série?

Dost – Foi bem importante mesmo. Foi a primeira exposição da música a um público maior. Foi legal e nós gostamos muito da versão. Ela é poderosa, muitos fãs ouviram.

G1 – Algumas músicas da banda parecem criadas para musicais. Concorda?

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Dost – Com certeza. Temos influência dos musicais da Broadway. Carregamos um lado teatral na nossa música e tentamos manter esse lado dramático. Temos uma formação no teatro. Ver o “Glee” usando uma música nossa confirma que temos essa faceta.

G1 – Como foi trabalhar com o Jeff Bhasker [produtor de Beyoncé, Alicia Keys, Bruno Mars]?

Dost – Foi incrível. Ele é incrível e talentoso. Ele é muito bom músico. Nós somos bem diferentes da sonoridade dos outros artistas com os quais ele trabalhou antes. O cara nos fez ficarmos melhores, ver o que era preciso ou não para cada música.

G1 – Você costuma dizer que ‘My beautiful dark twisted fantasy’ [disco de Kanye West, produzido por Bhasker] inspirou a banda.

Dost – Quando começamos a escrever, nada nos influenciava com força. Mudamos o que pensávamos da música moderna ao ouvir esse disco. Percebemos que ainda há coisas novas a serem feitas. Ele foi uma grande inspiração.

G1 – O que deu mais dinheiro indireta e diretamente, ter uma música em um anúncio no Super Bowl ou no topo do Hot 100 da ‘Billboard’?

Dost – Não sei mesmo. [risos] Ainda estamos procurando o nosso espaço, tudo é novidade.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...