A Fundação do Câncer lançou a campanha “Vape Mata”, com foco no público jovem (15 a 24 anos), que representa 70% dos usuários de cigarro eletrônico no Brasil. Aproveitando a linguagem gamer, a ação compara a frustração nos jogos aos danos reais causados pelos vapes, buscando sensibilizar a Geração Z.
A campanha será amplamente divulgada nas redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, com apoio de influenciadores do universo gamer.
Segundo a OMS, a indústria do tabaco investe mais de US$ 8 bilhões por ano em marketing, focando especialmente nos jovens. Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) contêm mais de 80 substâncias nocivas, incluindo metais pesados e agentes cancerígenos.
Desde 2023, o Inca e a Fiocruz atuam juntos para reforçar o combate ao tabagismo e expor os riscos dos DEFs com base em evidências científicas. Seus representantes alertam que a ideia de regulamentar esses dispositivos é, na verdade, uma forma de legalização disfarçada — o que contraria a atual proibição da Anvisa sobre a produção e comercialização desses produtos no Brasil.
Com informações Agência Brasil