13.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

Campanha ‘Vape Mata’ alerta jovens sobre os riscos do cigarro eletrônico

A Fundação do Câncer lançou a campanha “Vape Mata”, com foco no público jovem (15 a 24 anos), que representa 70% dos usuários de cigarro eletrônico no Brasil. Aproveitando a linguagem gamer, a ação compara a frustração nos jogos aos danos reais causados pelos vapes, buscando sensibilizar a Geração Z.

A campanha será amplamente divulgada nas redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, com apoio de influenciadores do universo gamer.

Segundo a OMS, a indústria do tabaco investe mais de US$ 8 bilhões por ano em marketing, focando especialmente nos jovens. Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) contêm mais de 80 substâncias nocivas, incluindo metais pesados e agentes cancerígenos.

Desde 2023, o Inca e a Fiocruz atuam juntos para reforçar o combate ao tabagismo e expor os riscos dos DEFs com base em evidências científicas. Seus representantes alertam que a ideia de regulamentar esses dispositivos é, na verdade, uma forma de legalização disfarçada — o que contraria a atual proibição da Anvisa sobre a produção e comercialização desses produtos no Brasil.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Começa prazo para licenciar veículos com placa final 6 em MS

Vale lembrar que circular com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH Motoristas de Mato Grosso...

Produção industrial de MS se manteve estável ou em crescimento na maioria das empresas em maio

Os dados refletem um cenário de estabilidade com expectativas ainda favoráveis para os próximos meses A atividade industrial de Mato Grosso do Sul se manteve...

Governo lança Plano Safra de R$ 516,2 bilhões para agronegócio

O valor é R$ 8 bilhões maior em relação à safra anterior