22.2 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Campanha “MS Vacina Mais – Dengue” tem baixa adesão em Três Lagoas

A campanha “MS Vacina Mais – Dengue”, realizada em Três Lagoas entre os dias 27 de janeiro e 25 de fevereiro de 2025, visou intensificar a imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e teve como meta aumentar a cobertura vacinal na cidade.

No entanto, apesar dos esforços, como ampliação de horários e vacinação também nos finais de semana, a adesão à campanha ficou abaixo do esperado. Foram aplicadas 670 doses da primeira dose (D1) e 360 da segunda dose (D2), muito aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 9.600 doses. A primeira dose atingiu 72,56% da meta, com 7.585 doses, enquanto a segunda dose alcançou apenas 30,29%, com 3.504 doses administradas.

A baixa adesão foi especialmente evidente durante os finais de semana. Entre os dias 1º e 22 de fevereiro, as ações de vacinação nos bairros resultaram em apenas 42 doses aplicadas, divididas entre Santa Luzia, Vila Piloto, Paranapungá e Santa Rita.

Apesar de o prazo da campanha ter se encerrado, a vacina contra a dengue segue disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) durante o horário de expediente. A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, explicou que, ao contrário de outros municípios que ampliaram a faixa etária devido ao vencimento dos lotes de vacinas, Três Lagoas não precisará adotar essa medida, já que os imunizantes em estoque têm validade até setembro e dezembro deste ano.

A Prefeitura de Três Lagoas fez um apelo à população, especialmente aos pais e responsáveis, para que levem os jovens para completar o esquema vacinal, reforçando que a segunda dose é fundamental para garantir a proteção contra a doença. Além da vacina contra a dengue, as Unidades de Saúde continuam oferecendo vacinas para adolescentes, incluindo a meningocócica ACWY e o HPV, que também são essenciais na prevenção de doenças graves.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil elucida rapidamente morte de ‘Tchula’ e prende suspeito em flagrante

Investigações coordenadas pelo delegado Ricardo Cavagna, da SIG resultaram na apreensão das armas do crime e na identificação de outros envolvidos no crime.

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.