34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Campanha de vacinação gratuita contra a raiva já começou em Três Lagoas

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

Por: Ana Carolina Kozara com informações da assessoria de imprensa

Quem tem um animal de estimação em casa sabe da importância de manter a vacinação do bichinho sempre em dia, uma vez que este ato de amor garante a saúde do pet e de toda a família que convive com o animal.

Em Três Lagoas a campanha de vacinação contra a raiva, oferecida gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) teve inicio nesta semana e tem como meta para 2016 a imunização de dez mil cães e dois mil gatos.

As doses estão sendo aplicadas na sede do CCZ, localizada na Rua Egidio Thomé 5562, no período da manhã e de acordo com o responsável pela unidade, o médico veterinário Christóvam Tabox Bazan, a equipe esta se organizando para oferecer a vacinação em cada unidade de saúde, sendo uma semana em cada local, com o horário das 8h às 12h.

RECOMENDAÇÕES PARA A VACINAÇÃO

Christóvam disse que os proprietários de animais bravos devem levar uma focinheira até o CCZ, isso porque descobertas recentes comprovaram que a cinomose é transmitida pela saliva do animal e o compartilhamento da focinheira pode ser um agente de propagação da doença.

Em relação aos gatos e por se tratar de um animal arisco, Bazan disse que o CCZ tem os próprios sacos para coloca-los durante a vacina, mas se o proprietário tiver uma gaiola para levar o seu animal, também é aceito.

A RAIVA

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. “O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença”, explica Bazan.

Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais, portanto, a raiva em cães não tem cura (tratamento) tendo como prevenção apenas a imunização, uma vez que o animal esteja infectado é feita a sua eutanásia.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade do animal, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu animal deixar de ser alegre e brincalhão para se tornar depressivo e retraído.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Os cães possuem fases da raiva, sendo que o comportamento do cão muda, se tornando mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual e ingerindo materiais incomuns como madeira, palha.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.