Saúde – 26/04/2013 – 14:04
Prorrogação do prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (26), é oportuno para que sejam atingidas as metas de cobertura da vacina
Foi prorrogada até o dia 10 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o Brasil. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. A meta da campanha, que começou dia 15 de abril, é vacinar 80% desse público-alvo.
“A prorrogação do prazo da Campanha de Vacinação, pelo Ministério da Saúde, é oportuna para que mais pessoas se conscientizem da necessidade de se imunizar contra a gripe e Três Lagoas atinja a meta prevista”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.
Até o final da tarde desta quarta-feira (24), das 16.421 pessoas previstas para serem imunizadas contra a gripe, apenas 5.590 vacinas haviam sido aplicadas. O número até agora atingido corresponde somente a 34,04% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município, como lembrou Brilhante.
Em Três Lagoas, a vacina contra a gripe estará disponível à população nas Unidades de Saúde dos Bairros e também no Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento, ou seja, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
REGIÕES
A região Sul conseguiu a maior adesão da população. Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinadas quase 3 milhões de pessoas, representando 60,46% de cobertura da região Sul. Em sequência, a região Centro-Oeste conseguiu vacinar 876.967 pessoas, ou 40,01% do público-alvo. A região Sudeste, por sua vez, vacinou 4,9 milhões de pessoas, o que representa 35,3% do total. Na região Norte foram imunizadas mais de 919 mil pessoas, correspondente a 38,53% do total. A região Nordeste já imunizou 37,79% do público-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhões de pessoas.
HIGIENE PESSOAL
O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. O secretário do Ministério da Saúde explica ainda que é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação