Geral – 12/09/2012 – 17:09
Uma mensagem de apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula à candidatura de Mário Reali (PT), que concorre à reeleição em Diadema (SP), foi utilizada pela campanha de um candidato do PV em Santana do Ipanema (AL) como se ela tivesse sido dada a ele.
A declaração de voto de Dilma e Lula foi usada com um corte: o sobrenome “Reali” foi retirado da versão original, restando apenas o “vote em Mário”. O candidato do PV se chama Mário Silva.
Em entrevista ao G1, o candidato do pequeno município de 45 mil habitantes diz que não teve conhecimento da propaganda antes de ela ir ao ar em uma rádio. Segundo ele, no entanto, o assessor responsável pela gravação foi afastado de todas as atividades da campanha na tarde desta terça-feira (11). “Em nenhum momento eu soube que [a gravação] estava falsificada. Assim que surgiu a denúncia nos sites de notícias, o responsável foi afastado.”
Mário Silva diz que não houve nenhuma reclamação por parte do PT, que faz parte de sua chapa, a “Muda Santana”, junto com PTC e PSOL. Mas afirma que a propaganda já foi retirada do ar.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apesar do corte, as declarações de Lula e Dilma são lícitas. “Em um primeiro momento, o uso é lícito. Se houver descontentamento, uma representação deve ser protocolada pelo diretório do PT, o que não foi feito ainda”, afirma José Moraes Brandão, chefe do cartório da 19ª zona eleitoral.
Em nota, o PT diz que só pede a suspensão de propagandas com uso indevido da imagem de Lula e Dilma quando o partido não é coligado.
Fonte: Do G1, em São Paulo