04/04/2014 – Atualizado em 04/04/2014
Caminhoneiro fica ferido ao bater em locomotiva em Campo Grande
Acidente aconteceu perto da penitenciária de segurança máxima da cidade. Vítima foi socorrida por uma viatura do Samu, dizem bombeiros.
Por: G1 MS
Um caminhoneiro ficou ferido ao bater contra a locomotiva de um trem da empresa ALL (América Latina Logística), na tarde desta quinta-feira (3), em Campo Grande. O acidente aconteceu por volta das 15h (de MS), em uma estrada vicinal da cidade conhecida como Gameleira, na região próxima ao presídio federal.
Por meio de nota enviada ao G1, a ALL informou que o caminhão teria invadido a linha férrea no momento do cruzamento do trem. Ainda conforme a empresa, o maquinista da locomotiva seguiu os procedimentos de segurança e acionou a buzina e os freios da composição, mas ainda assim a colisão aconteceu, já que que o trem leva de 500 a 1000 metros para parar totalmente após o sistema de frenagem ser acionado.
Uma viatura de moto-resgate do Corpo de Bombeiros foi encaminhada ao local. O militar que atendeu a ocorrência informou que a vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde no momento do resgate foi considerado estável.
Confira a nota na íntegra:
Um caminhão colidiu com um trem na tarde quinta-feira, 03, por volta das 15h, em uma passagem de nível na Estrada da Gameleira, rodovia MS 455, km 836. O acidente aconteceu após o veículo invadir a linha férrea no momento do cruzamento do trem. Seguindo os procedimentos de segurança, o maquinista acionou a buzina e os freios da composição, mas não foi possível evitar a colisão, uma vez que o trem leva de 500 metros a 1000 metros para parar totalmente após o acionamento da frenagem.
A ALL lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção nos cruzamentos com a ferrovia. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima. A concessionária também realiza campanhas frequentes de segurança nos cruzamentos com a linha férrea para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens.
Sinalização
A concessionária esclarece que, de acordo com previsão do Regulamento dos Transportes Ferroviários, em seu artigo 10º, § 4º, aprovado pelo Decreto 1.832, de 4 de março de 1996, a manutenção e sinalização das passagens de nível implantadas nos cruzamentos da via férrea são de responsabilidade do executor da via mais recente. Da mesma forma, o artigo 24, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro, atribui ao executor da via mais recente a competência para implantar, manter e operar o sistema de sinalização, dispositivos e os equipamentos de controle viário.
