17 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Caminhão autônomo AXL operará em minas e canteiros de obras

Scania apresentou nessa terça – feira, o primeiro caminhão autônomo e que operará em minas e canteiro de obras, sem motorista.

29/09/2019 17h12
Por: Redação

A Scania, empresa sueca fabricante de caminhões e ônibus, apresentou nesta terça-feira (24) um caminhão autônomo que não possui cabine para motorista. Chamado de AXL, o veículo é o primeiro da empresa sem espaço para humanos, mesmo que ele ainda seja monitorado remotamente.

Agora, muitas companhias estão liberando veículos autônomos em estradas, mas todos pedem por um motorista atrás do volante, para garantia de segurança. A falta de uma cabine, portanto, é uma grande evolução por parte da Scania, que foi auxiliada pelas condições de atuação.

O caminhão operará em minas e canteiros, locais com circulação controlada. Segundo a empresa sueca, a atuação nesses lugares é facilitada por ter um sistema de logística já definido, que informa ao veículo como a tarefa deve ser executada.

O AXL conta com radares, sensores e câmeras. O design do caminhão também segue o padrão de um veículo normal, sem muitas alterações, mesmo com a falta da cabine. Quanto ao motor, o AXL funciona à combustão, porém roda com biocombustíveis.

A Scania pode ter aberto o caminho, mas suas concorrentes não estão muito atrás. A Volvo também trabalha em um caminhão autônomo sem cabine e não deve demorar muito para ganhar versões de produção.

Com informações do G1

Foto: Caminhão autônomo AXL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”