13.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Cameron acusa Argentina de “colonialismo” no caso Malvinas

Internacional – 18/01/2012 – 15:01

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, acusou a Argentina nesta terça-feira de “colonialismo” por sua insistência em reivindicar as Malvinas e informou que convocou o Conselho Nacional de Segurança de seu país para abordar a situação nas ilhas.

Na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, Cameron disse que pretende assegurar o respeito à autodeterminação dos malvinenses.

O premiê conservador afirmou que decidiu reunir o conselho, formado por militares e políticos e que ele mesmo presidiu, para “assegurar que as defesas e tudo o mais está em ordem”.

A Argentina reivindica a soberania das ilhas Malvinas e outras ilhas próximas desde 1833, quando foram ocupadas com o uso da força pelo Reino Unido, onde são conhecidas como Falklands.

“O que os argentinos estiveram dizendo recentemente é muito mais colonialismo porque os malvinenses querem continuar sendo britânicos e os argentinos querem que eles façam outra coisa”, afirmou o chefe do governo.

Há dez dias, Cameron já tinha dito que descartava uma negociação com a Argentina sobre a soberania das Malvinas e disse que seu país deve manter sempre a “vigilância” das ilhas, em clara referência à decisão de vários países latino-americanos de bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeira malvinense.

Em uma cúpula realizada em dezembro em Montevidéu, os países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – acordaram bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeira das Malvinas.

Este ano, a guerra que os países enfrentaram pela posse das Malvinas completa 30 anos, depois que os militares argentinos ocuparam a ilha em 2 de abril de 1982. O conflito armado terminou em 14 de junho do mesmo ano com a rendição da Argentina.

No conflito bélico, morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos. No próximo mês, o príncipe William, segundo na linha de sucessão à coroa britânica, viajará às Malvinas para realizar treinamentos como piloto de helicóptero de resgate.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar realiza abordagem em tabacaria alvo de denúncias no bairro Ipacaraí

Ação ocorreu na madrugada de domingo após reclamações de perturbação e manobras perigosas A Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação de fiscalização na...

Discussão entre ex-casal embriagado mobiliza Polícia Militar em Três Lagoas

Ocorrência foi registrada na madrugada de domingo no Jardim Alvorada; ninguém quis representar criminalmente Na madrugada deste domingo (6), a Polícia Militar foi acionada para...

Capivara ferida na Lagoa Maior levanta temor de ataque de jacaré

Animal foi atendido por equipes ambientais; população é orientada a manter distância Uma capivara ferida foi avistada nesta sexta-feira (4) nas proximidades da pista de...