Servidores serão treinados para usar o FaciLegis, um sistema que visa otimizar, automatizar e modernizar o legislativo
Na manhã desta quarta-feira (04), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas iniciou uma caminhada rumo ao futuro. O primeiro e grande passo dessa jornada começou com a apresentação do sistema FaciLegis, da empresa Lamper, que irá modernizar o Poder Legislativo.
O vereador Tonhão, presidente da Câmara, manifestou seu sentimento em presenciar mais um momento histórico do legislativo municipal: “é uma honra vivenciar a implantação de um sistema legislativo que irá modernizar, tornar mais transparente, eficiente e seguro o trabalho legislativo”. O parlamentar também esteve à frente em outras ocasiões significativas, como o início do Parlamento Jovem. “E eu espero fazer mais história, aprovando um novo regimento interno e plano de cargos dos servidores do legislativo”, anunciou.
Para o Rafael Fernandes, diretor de suporte legislativo de plenário, “a Câmara tem adotado iniciativas voltadas à sustentabilidade, transparência, acessibilidade e eficiência. Nesse contexto, o sistema legislativo possibilita o acompanhamento em tempo real das atividades legislativas, assegurando transparência e controle social”. Rafael demonstrou satisfação, já que “o sistema garante a observância das normas legais e regimentais, proporcionando segurança jurídica e a continuidade dos processos legislativos, além de organizar e automatizar as etapas de proposição, tramitação, votação e publicação das matérias”.
A automação e a virtualização dos processos aumentam a eficiência, reduzem erros e tempo de tramitação, geram economia de recursos públicos, otimização dos recursos humanos e redução do uso de papel. Ou seja, promove uma gestão pública comprometida com a responsabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente.
Márcio Peres, diretor comercial da Lamper, digitalização e sistema, apresentou aos servidores e assessores dos gabinetes, o que será possível fazer com o novo sistema. “A definição de um sistema no âmbito legislativo contribui para a eficiência, a transparência, a qualidade e a facilidade no acompanhamento dos processos, assegurando controle da tramitação, o adequado registro e a preservação das informações institucionais”, afirmou.
Márcio reforçou que o FaciLegis está de acordo com a lei nº13.709, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e a lei nº12.527, Lei de Acesso à Informação (LAI). O diretor também ressaltou alguns dos benefícios: “automatização do processo legislativo, permitindo controlar o processo legislativo, demonstrando o status e situação do trâmite de requerimentos, indicações, moções, projetos, propostas, bem com suas emendas, subemendas, substitutivos, vetos e pareceres”.
Na sequência, a coordenadora de projetos da Lamper, Maria Helena, atendeu individualmente cada gabinete ou setor, explicando a utilização de todas as ferramentas disponibilizadas pelo FaciLegis. A empresa contratada ficará na Casa do Povo até sexta-feira (06) realizando o treinamento dos servidores. A previsão é que o sistema funcione integralmente, com todos os ajustes e parâmetros necessários, ainda no primeiro bimestre de 2026. Até lá, os trabalhos de parametrização e testes continuarão a pleno vapor para garantir a entrega de um sistema eficiente e confiável, proporcionando uma experiência mais integrada aos usuários.
Com informações Câmara Municipal de Três Lagoas


