Geral – 09/03/2012 – 17:03
A Câmara Municipal de Três Lagoas realiza sessão solene, na noite desta sexta-feira (9), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, oferecendo títulos de cidadã e moções de congratulação a diversas representantes femininas que prestam ou prestaram relevados serviços ao município.
Campeã mundial de basquetebol. Campeã pan-americana na mesma modalidade. Integrante da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona, ao lado das lendárias “Magic Paula” e “rainha” Hortência. Estas são as principais credenciais de Ruth Roberta de Souza, uma mato-grossense de Guiratinga, que nunca citou sua cidade natal em uma entrevista, pelo contrário, sempre disse ser de Três Lagoas. Por isso, não só pelas suas marcas de glória no esporte mundial, mas também por ter escolhido no coração a naturalidade três-lagoense, a atleta recebe hoje (9), às 19h30, o Título de Cidadã do município.
A proposta da homenagem a Ruth partiu do vereador Jorginho do Gás (PSDB). “Ela sempre destacou Três Lagoas como sua cidade natal. Agora, estamos reconhecendo isso, a importância e a alegria que ele nos deu no esporte, com o título mundial da seleção brasileira feminina, e ainda permitindo que a Ruth continue dizendo que é daqui, agora como cidadã de fato e direito”, afirmou Jorginho.
Como a homenagem é alusiva à mulher, a Câmara Municipal fará outorga de título de Cidadã também à assistente social Maria José da Paz de Matos, ativa servidora do sistema penitenciário, que tem ficado à frente de importantes projetos de ressocialização de detentos, no chamado Patronato Penitenciário de Três Lagoas. Pelos serviços de relevância prestados ao município, com a meta de humanização da pena, inclusive quando foi diretora da unidade, o vereador Ângelo Guerreiro propôs a cessão do título a Maria José. Aos 56 anos de idade, ela soma 32 de atuação na área.
Também recebe Título de Cidadã a vereadora Vera Helena. Nascida em Registro (SP), ela se mudou com a família para a cidade ainda criança. Aqui, seu pai, Onildo Bezerra Pinho assumiu cargos públicos, tendo a filha também entrado para a vida pública. Vera participou da eleição de 2000, ficando como suplente do vereador José Fernando Machado, o Jotinha, morto em acidente de moto. No biênio 2003/2004, ela assumiu a cadeira. Posteriormente, foi re-eleita duas vezes. Segundo a própria Vera, além de abordar questões que beneficiem toda a cidade, seu trabalho no Legislativo tem especial atenção à mulheres e às crianças. São proposições suas A proposta de outorga é do vereador Nuna Viana.
Outra homenageada da noite será a vereadora Marisa Rocha, três-lagoense que recebe o Título de Cidadã Benemérita, concedido a pessoas especialmente preocupadas e atuantes em causas sociais.
Moções de congratulação – A sessão solene desta sexta-feira (9) contará ainda com a entrega de moções de congratulação a mulheres de destaque no município. Todas as honrarias foram votadas e aprovadas em sessões diversas e a presidência, juntamente com os vereadores, definiu fazer as entregas junto, em função do Dia Internacional da Mulher.
A diretora municipal de Cultura, Vickie Vituri, e a secretária de Assistência Social, Lúcia Firmino, são homenageadas pelo vereador Tonhão.
Visitação Veron da Mota, ex-vereadora, e Jenir Neves da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas, recebem moções propostas por Fernando Milan.
Fonte: Assecom Câmara / Rádio Caçula