22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Câmara aprova previdência própria para servidores

19/03/2014 – Atualizado em 19/03/2014

Câmara aprova previdência própria para servidores municipais

Por: Assessoria

Em uma sessão considerada histórica, marcada pelo plenário lotado por servidores públicos municipais, a Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou, na noite desta terça-feira, o projeto de lei 151, que cria o regime próprio de previdência social (RPPS) e o projeto de lei nº 152, que cria o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Três Lagoas (Três Lagoas Previdência), uma luta de mais de três anos das categorias.

Representantes dos sindicatos – servidores e trabalhadores em educação (Sinted) – acompanharam a votação, que teve aprovação unânime. Ao final, com aplausos e palavras de ordem de vitória e união, além de queimas de fogos, no lado externo da Câmara, os servidores comemoraram a conquista. O Executivo tem prazo de 90 dias para regulamentar e fazer a migração do regime geral – do INSS – para o regime próprio.

Segundo a presidente do Sinted, Maria Diogo, esta mudança foi amplamente discutida e estudada, dentro dos parâmetros da lei federal, para beneficiar todos os servidores municipais. A principal vantagem do regime próprio é a não aplicação do fator previdenciário nas aposentadorias, que reduz os valores. Já para o município, o novo regime também representará economia, pois há redução no valor recolhido.

Antes de levar a matéria à votação, os vereadores reuniram-se com representantes das categorias para analisar pontos polêmicos e esclarecer dúvidas quanto às mudanças. No plenário, ontem, todos foram unânimes em afirmar as vantagens e a conquista que este regime vai representar.

O vereador Tonhão, líder da prefeita no Legislativo, disse que a data é significante para a cidade e para a Câmara, pois foi a ápice do consenso construído entre todos e demonstra que haverá ainda mais união e determinação entre os parlamentares, ao longo do ano.

Gilmar Garcia também destacou a aprovação. “Foi um dia que vai ficar na história. Quero externar a minha alegria e cumprimentar todos os vereadores pela maneira como conduziram o processo. Maduros, conscientes de suas responsabilidades. Enfim, foi um projeto conduzido à muitas mãos, como tem que ser”, avaliou.

Jorge Martinho, que apresentou duas emendas aos projetos, também aprovadas, foi outro parlamentar a destacar a maturidade da Casa de Leis e das categorias de servidores, dentro do processo de elaboração, discussão e aprovação dos dois projetos de lei.

A vereadora Marisa Rocha disse que as exaustivas discussões com os servidores para chegar à votação da previdência própria valeram a pena porque proporcionou a justiça a todas as classes de servidores. Ela parabenizou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) por encontrar soluções para os diversos casos.

Antônio Rialino frisou o compromisso da prefeita Marcia Moura em atender o pleito dos servidores e valorizou o debate para esclarecer todas as questões, da mesma forma que presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás, o qual lembrou a luta da categoria.

Jorginho parabenizou os servidores pela luta para conquistar o sonho da previdência própria. Segundo ele, os 17 vereadores também se sentiram realizados porque, apesar do debate, a união da categoria fez a força. “Só sugiro que vocês vistoriem os gestores dos recursos”, disse. Também pediu que a classe vistorie os gestores dos recursos que formarão o Instituto de Previdência.


Foto: Rádio Caçula


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...