36.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Café Amargo: Tucano diz que André não vai ‘pautar’ planos do PSDB nas eleições

20/02/2014 – Atualizado em 20/02/2014

Correio Do Estado

Luz
Uma luz no fim do túnel. A solenidade de assinatura de contrato entre a Prefeitura de Dourados e a Caixa Econômica para liberação de recursos do governo federal, amanhã de manhã, pode ser o que esteja faltando para a administração municipal começar a andar.

Chapéu alheio
Aliás, o governo federal tem sido presente em solo douradense. Ontem, leitora chamou a atenção da coluna para o que trata como “propaganda enganosa com nosso dinheiro”. Diz a moça que a Prefeitura de Dourados não implantou Programa Mais Educação na escola, como tem divulgado, pois é uma iniciativa e com verbas do governo federal.

Estratégia
“O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral”, rememora a leitora.

Privado
A conversa entre os prefeitos Murilo Zautih (PSB) e Leo Matos (PV), no final de semana que passou, não ficou apenas no campo administrativo e nas amarrações políticas. O prefeito de Dourados abriu conversações com o colega visando, num futuro próximo, a implantação de uma unidade da sua Unigran no próspero município do cone sul.

Demanda
A Unigran/ Naviraí atenderia alunos do município e pelo menos outras 15 cidades da região, diminuindo a distância de quem viaja centenas de quilômetros diariamente para frequentar um curso superior. Ou seja, serão centenas de alunos que deixariam de consumir em Dourados semanalmente, de segunda a sexta-feira.

Vôo próprio
Decididos a marcar posição nas eleições de outubro, dirigentes tucanos desconsideram as afirmações segundo as quais o processo eleitoral só se define após o governador André Puccinelli (PMDB) anunciar se disputa ou não o Senado. Ontem, o deputado estadual Márcio Monteiro afirmou que a decisão do governador não vai “pautar” ou mudar os planos do PSDB.

Certeza e dúvida
No PSDB é certo que o deputado federal Reinaldo Azambuja vai disputar a eleição. A dúvida que ainda paira sobre o ninho tucano é se a disputa será para governador, pode ser para senador.

Às urnas
Em Douradina, o eleitorado vai voltar às urnas dentro de no máximo 90 dias. Pelo menos dois candidatos devem pleitear a cadeira que foi de Darcy Freire (PDT), cassado pela justiça eleitoral por compra de votos nas eleições de 2012.

Candidatos
Na cidade, que desde anteontem é administrada pelo presidente da Câmara, Paulo Cesar Ferreira da Silva (PSDB), comenta-se que disputarão a prefeitura o próprio prefeito interino, conhecido como Paulinho Chorão, e o ex-vereador Juvenal Barroquel (PMDB), que disputou e perdeu a eleição em 2012.

PSDC
Recentemente reeleito para mais um mandato à frente do Sindicato dos Comerciários de Dourados, o sindicalista Pedro Lima é cotado para assumir também o comando do PSDC (Partido Social Democrata Cristão). Articulações neste sentido já estariam em curso.

Bateu asas
Réu no processo do chamado ‘mensalão mineiro’, o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), renunciou ao mandato ontem por volta do meio-dia. Na carta de renúncia, o parlamentar diz que não concorda com as acusações do processo de crimes de peculato e lavagem de dinheiro e critica o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Procuradoria Geral da República. Azeredo diz ainda que uma “tragédia desabou” sobre ele sobre sua família.

Relembre
No dia 7 deste mês, o procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu a condenação de Azeredo a 22 anos de prisão. Ele teria desviado recursos do Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), extinto, e das estatais mineiras Copasa e Cemig para sua campanha à reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. Em valores atuais, seriam cerca de R$ 9 milhões.

Pressão
Conforme divulgado ontem pela mídia nacional, aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que é pré-candidato tucano à Presidência da República, faziam pressão nos bastidores para que o caso do mensalão mineiro não atrapalhasse a campanha.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados