27/04/2014 – Atualizado em 27/04/2014
Por: Correio do Estado
A britânica Tania Clarence, de 42 anos, foi presa após a polícia ter econtrado seus três filhos com deficiência mortos na casa em que moravam, em Londres, na noite de terça-feira (22). O pai, Gary Clarence, diretor do Citybank Investec, tinha levado a filha mais velha do casal para comemorar o oitavo aniversário na África do Sul, terra natal da família.
A polícia foi chamada depois que a mãe não pode ser contatada. Ela foi presa depois de ser levada a um hospital para tratar ferimentos leves. O superintendente da polícia inglesa, Glenn Tunstall, afirmou a corporação “não está procurando novos suspeitos para o caso”.
As três crianças mortas, uma menina de quatro anos e dois meninos gêmeos de três, sofriam de amiotrofia muscular espinhal, doença degenerativa genética que faz com que os músculos do corpo percam gradativamente a força e, consequentemente, o movimento. A expectativa de vida para casos detectados na infância é de até cinco anos de vida.
O diagnóstico da filha foi feito quando a Tania já estava grávida dos gêmeos. “Disseram que os bebês tinham 50% de chance de ter a doença”, afirmou para o jornal The Guardian Lloyd Marshall, um amigo que administra hotel da família Clarence na África do Sul.
Uma amiga de Tania disse ao site sul-africano Times Live que a família contratou cuidadores para ajudar, mas que eles não tinham profissionais o tempo todo na casa. “Eles queriam ter uma vida familiar normal pela noite e não ficar com a casa cheia de profissionais”, afirmou a mulher que não quis se identificar. “Tânia carregava maior parte do fardo, já que Gary é um executivo e tinha que viajar.”
Marshall afirmou que a família parecia lidar bem com a doença dos filhos. “Na verdade, eu não podia acreditar o quão bem. Foi realmente admirável como tinham ajustado os seus estilos de vida.” No último encontro com a acusada, em outubro de 2013, ele disse que ela continuava aparentando ter a mesma personalidade: uma mulher amável, carinhosa e obcecada pela família.
