33.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Brasileiros no exterior têm até sexta (27) para se inscrever no Encceja 2025

Brasileiros que vivem no exterior e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 27 de junho, para se inscrever no Encceja Exterior 2025 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior.

Durante o cadastro, o participante deve escolher as áreas de conhecimento que deseja realizar as provas. O prazo também vale para quem necessita de atendimento especializado — como pessoas com deficiência, gestantes ou idosos — e para participantes que desejam o uso do nome social, destinado a travestis, transexuais e transgêneros.

A prova será aplicada no dia 28 de setembro, em dois turnos, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os locais incluem cidades em 15 países, como Nova Iorque, Lisboa, Tóquio, Paris, Frankfurt, Madri, Bruxelas e outras. Pela manhã, o exame terá duração de 4 horas; à tarde, 5 horas.

Participantes privados de liberdade

Já o Encceja Exterior PPL, voltado a brasileiros privados de liberdade ou sob medidas socioeducativas em outros países, será realizado entre 29 de setembro e 3 de outubro, sob coordenação dos consulados-gerais nas unidades prisionais de Nagoia e Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Estrutura do exame

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.
Para o ensino fundamental, as áreas avaliadas incluem ciências naturais, matemática, português, inglês ou espanhol, história, geografia, artes e educação física.
No caso do ensino médio, são cobradas química, física, biologia, português, língua estrangeira, filosofia, sociologia, história, geografia, artes, educação física e redação.

Resultados

Os resultados não serão divulgados publicamente, mas estarão disponíveis para consulta por instituições parceiras, como o Instituto Federal Fluminense e o Colégio Pedro II, por meio de acordo com o Inep.

Criado em 2002, o Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular obtenham a certificação. Ele é oferecido em quatro modalidades: nacional, nacional PPL, exterior e exterior PPL.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação e emissão de DVA para matrículas escolares de 2026

Ação começa no dia 3 de novembro nas escolas e terá “Dia D” de vacinação em todas as UBSs no sábado, 8 de novembro A...

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital...

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia