19 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Brasileiros bebem menos, mas Ambev fatura mais

Economia – 12/01/2012 – 13:01

Depois de crescer a taxas próximas de dois dígitos, o setor de bebidas não avançou uma gota sequer no ano passado – de janeiro a setembro (dados mais recentes), o volume de cerveja vendido caiu 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Das empresas do setor, a Ambev foi a que manteve o copo meio cheio: teve queda apenas de 0,2% no volume, segundo relatório de analistas do Banco Fator.

A companhia ainda elevou sua participação no mercado de cervejas em 1,5 ponto percentual para 69,6% e viu suas ações subirem, de dezembro de 2010 a 2011, de 33,9% em relação à queda de 17% do Ibovespa no mesmo período. Como a empresa conseguiu tal proeza? Por meio de uma estratégia (a mesma que deve ser adotada neste ano) baseada em três pontos centrais.

Aumento de preço – O valor cobrado pela Ambev por hectolitro de bebida vendida, de janeiro a setembro, foi de 180 reais, 6,5% maior que o praticado pela companhia em 2010, o que acarretou um aumento de receita no terceiro trimestre de 2011 de 10,6%. Esse aumento todo de preço só foi absorvido pelos consumidores com sucesso porque a empresa os convenceu a pagar mais por cervejas como Bohemia e Original, consideradas premium em função do valor superior à média dos produtos consumidos.

Investimentos em marketing – As despesas de vendas e marketing da companhia foram essenciais para que a Ambev pudesse agregar mais valor às suas marcas e, assim, cobrar mais por elas. Nos últimos cinco anos, as despesas com iniciativas comerciais representam cerca de 24% da receita como um todo – porcentagem que deve se manter estável em 2012 pela importância desse investimento para o negócio, segundo analistas do Banco Fator.

Marcas premium – No ano passado, a Ambev lançou a marca Budweiser no Brasil, além de reforçar as vendas da cerveja Stella Artois, alguns dos produtos da companhia voltados para o segmento que cresce com mais rapidez que o de bebidas convencionais, aponta relatório do Banco Fator. O aumento no consumo de bebidas premium será, de acordo com os analistas, o grande diferencial da Ambev para crescer nos próximos anos. Além de aumentar a margem de venda das bebidas, a iniciativa ainda amplia o mix de produtos da companhia e reduz a sazonalidade dos resultados, já que esses tipos de cervejas costumam ser consumidas em qualquer estação do ano.

Fonte: Abril

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza solenidade em alusão aos 120 dias de gestão do Dr. Cassiano Rojas Maia

O Gabinete Municipal do Prefeito de Três Lagoas, em nome de todas as secretarias da administração municipal, convida a população para a solenidade em...

Com apoio da Prefeitura, atletas de Três Lagoas avançam no Brasileiro e seguem rumo ao Sul-Americano

Os atletas Thomas Ryu Kobayashi e Danilo Yudi Hatsunoma, da Associação Zanon de Karatê (AZK) — que conta com o apoio da Prefeitura de...

Três Lagoas terá previsão de tempo firme e calor moderado nesta terça-feira

Alta pressão atmosférica mantém estabilidade e exige atenção com hidratação devido à baixa umidade.