21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Brasileiros bebem menos, mas Ambev fatura mais

Economia – 12/01/2012 – 13:01

Depois de crescer a taxas próximas de dois dígitos, o setor de bebidas não avançou uma gota sequer no ano passado – de janeiro a setembro (dados mais recentes), o volume de cerveja vendido caiu 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Das empresas do setor, a Ambev foi a que manteve o copo meio cheio: teve queda apenas de 0,2% no volume, segundo relatório de analistas do Banco Fator.

A companhia ainda elevou sua participação no mercado de cervejas em 1,5 ponto percentual para 69,6% e viu suas ações subirem, de dezembro de 2010 a 2011, de 33,9% em relação à queda de 17% do Ibovespa no mesmo período. Como a empresa conseguiu tal proeza? Por meio de uma estratégia (a mesma que deve ser adotada neste ano) baseada em três pontos centrais.

Aumento de preço – O valor cobrado pela Ambev por hectolitro de bebida vendida, de janeiro a setembro, foi de 180 reais, 6,5% maior que o praticado pela companhia em 2010, o que acarretou um aumento de receita no terceiro trimestre de 2011 de 10,6%. Esse aumento todo de preço só foi absorvido pelos consumidores com sucesso porque a empresa os convenceu a pagar mais por cervejas como Bohemia e Original, consideradas premium em função do valor superior à média dos produtos consumidos.

Investimentos em marketing – As despesas de vendas e marketing da companhia foram essenciais para que a Ambev pudesse agregar mais valor às suas marcas e, assim, cobrar mais por elas. Nos últimos cinco anos, as despesas com iniciativas comerciais representam cerca de 24% da receita como um todo – porcentagem que deve se manter estável em 2012 pela importância desse investimento para o negócio, segundo analistas do Banco Fator.

Marcas premium – No ano passado, a Ambev lançou a marca Budweiser no Brasil, além de reforçar as vendas da cerveja Stella Artois, alguns dos produtos da companhia voltados para o segmento que cresce com mais rapidez que o de bebidas convencionais, aponta relatório do Banco Fator. O aumento no consumo de bebidas premium será, de acordo com os analistas, o grande diferencial da Ambev para crescer nos próximos anos. Além de aumentar a margem de venda das bebidas, a iniciativa ainda amplia o mix de produtos da companhia e reduz a sazonalidade dos resultados, já que esses tipos de cervejas costumam ser consumidas em qualquer estação do ano.

Fonte: Abril

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...