18.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 12 de agosto, 2025

Brasileiro é eleito a cargo máximo da OMC

Economia – 08/05/2013 – 08:05

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (07) diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele disputou o cargo com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. Para vencer a eleição, era preciso obter ao menos 80 votos do total de 159 na entidade. Ele vai chefiar a organização até 2017.

Divulgação/OMC

Azevêdo disputou presidência da OMC com mexicano

Nascido em Salvador, Azevêdo representa o Brasil na OMC desde 2008, após ter sido subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério de Relações Exteriores (2006-2008), e ter chefiado o departamento econômico da pasta, representando o País na Rodada Doha.

Para Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e ex secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a eleição de Azevêdo não deve favorecer o Brasil nas negociações internacionais e disputas com outros países, devido à neutralidade exigida pelo cargo. “O primeiro dever do líder eleito é ser imparcial”.

Apesar disso, Ricupero acredita que o País ganhará visibilidade e prestígio com um diplomata brasileiro na OMC, ainda mais com a tradição brasileira de exercer um papel ativo na entidade. “Conheço Azevêdo pessoalmente e creio que ele é o mais preparado para o cargo, por já atuar na entidade há vários anos”, observa. 

México e Brasil, países latino-americanos, têm defendido ideias opostas nas negociações sobre o livre comércio. Enquanto o Brasil mantém uma postura contrária a barreiras comerciais entre as nações e defende elevar tarifas a importações – o que rendeu queixas dos EUA e Japão contra o País –, o México é mais favorável à liberalização do comércio internacional.

Visão internacional

Jeffrey J. Schott, membro do Comitê Consultivo de Política Econômica Internacional do Departamento de Estado dos EUA, ressalta ao iG  a postura discreta de Washington na eleição da OMC. Como foi negociador-chefe do NAFTA – sigla para o acordo de livre comércio que reúne Canadá, México e Estados Unidos – em tese, Blanco poderia ter mais simpatia norte-americana.

“Não há uma posição oficial dos EUA e não houve indicação sobre em qual dos dois iria votar”, diz o pesquisador. “Mas como são candidatos do nosso hemisfério, os EUA estarão contentes em trabalhar com qualquer um deles”.

Membro do Instituto Peterson para Ecomomia Internacional, Schott destaca a experiência maior de Azevêdo em Genebra, mas considera Blanco também uma ótima opção. “Os dois têm boas qualificações, diferentes experiências e trariam força para as negociações.”

Schott considera que a tendência da União Europeia em votar em Blanco foi importante, mas não decisiva. “Basicamente, o candidato que saiu na frente é o que tive o apoio de uma área mais ampla geograficamente. A União Europeia é uma das áreas de comércio mais importantes, mas não foi suficiente para definir a eleição.”

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, comemorou a escolha do embaixador Roberto Azevêdo como novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo ele, a eleição do brasileiro é “boa para o Brasil e melhor para a OMC”.

De acordo com o ministro, o governo brasileiro trabalhou para a escolha de Azevêdo por considerá-lo o melhor candidato, mas a eleição do brasileiro não deve facilitar as negociações comerciais do País. 

OMC

Criada em 1995, a OMC surgiu a partir do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), implantado após a Segunda Guerra Mundial. Hoje com 157 membros, a entidade gerencia e supervisiona acordos internacionais de comércio entre países membros, além de solucionar os conflitos gerados por estes acordos.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Azul encerra em definitivo voos em Três Lagoas e outras 13 cidades

Corte amplia redução de rotas iniciada em julho, onde empresa alega ajustes para priorizar destinos com maior retorno financeiro.

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nesta terça-feira em partes do Brasil

Fenômeno atinge pico nesta madrugada com até 75 meteoros por hora, mas brilho da Lua pode dificultar observação

Idoso morre após capotamento de táxi na BR-158 em Três Lagoas

Vítima foi identificada como Manoel dos Santos Ferreira, de 65 anos; causas do acidente são investigadas Um homem de 65 anos, identificado como Manoel dos...