22.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Brasilândia já disponibiliza teste rápido de Leishmaniose

Saúde – 04/07/2012 – 15:07

Donos de cães agora saberão mais rápido se o seu animal está com leishmaniose. A Administração Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Vetores já dispõe do teste rápido para detectar a doença.

Antes dessa ação, os agentes de endemias recolhiam o sangue do animal e encaminhavam para Campo Grande e, dependendo da demanda, podiam demorar até mais de um mês para emitir o resultado. Agora, com este teste, o dono do animal fica sabendo em 20 minutos se o cão tem ou não a doença.

Caso o teste aponte o resultado positivo, amostra retirada é encaminhada para o LACEN em Campo Grande onde será processada a contra prova.

Se nos resultados apontarem incidência da doença, o dono do animal deve entregar o animal que é encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Três Lagoas, mas se der negativo, o animal apenas recebe a coleira impregnada com alfacipermetrina, para evitar o contágio.

Até o momento, cerca de 30 testes já foram realizados. O objetivo desta nova ferramenta é agilizar os resultados. Mensalmente, Brasilândia recebe do Ministério da Saúde 40 kits para realização dos testes em demanda espontânea.

O Prefeito de Brasilândia, Dr. Antônio de Pádua Thiago, reforça o pedido a todos os donos de cães para que evite qualquer tipo de criadouro do mosquito transmissor, como a manutenção dos quintais limpos, evitar criar galinhas e porcos no perímetro urbano. “Peço para que todos continuem fazendo os exames em seus cães e utilizem as coleiras em seus animais, assim manteremos a leishmaniose longe de Brasilândia”, finaliza.

Fonte: Assessoria/NG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 117 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades abrangem desde funções operacionais até especializadas, com maior número de vagas para auxiliar de produção, operador de máquinas e pedreiro. A Casa do Trabalhador...

LOA 2026 começa a ser votada nesta quinta na Assembleia Legislativa de MS

Projeto estima orçamento de R$ 27,19 bilhões e abre discussão para definição de gastos do Estado no próximo ano A Assembleia Legislativa de Mato Grosso...

Carreira policial lidera interesse de concurseiros em MS para 2026

Expectativa é alta para editais da PMMS, Guarda Civil Metropolitana, Prefeitura de Campo Grande e Assembleia Legislativa Faltando menos de dois meses para 2026, concurseiros...