23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Brasil resgata 3,4 mil mulheres de trabalho escravo nos últimos 10 anos

De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, entre 2004 e 2024, 3.413 mulheres foram resgatadas em situações análogas à escravidão ou ao trabalho escravo contemporâneo. Desse total, 200 foram socorridas no ano passado.

A maioria das vítimas (763) tinha entre 18 e 24 anos, representando 22,35% do total. O segundo maior grupo é o de mulheres com idade entre 25 e 29 anos, com 497 vítimas (14,5%).

As estatísticas também mostram que as pessoas com baixa escolaridade têm maior propensão de ser aliciadas e exploradas por meio do trabalho escravo contemporâneo. Ao todo, 15.976 (32,8%) vítimas, mulheres e homens, tinham parado os estudos na 5ª série do ensino fundamental, sem concluí-los; e 12.438 (25,5%) eram analfabetas.

O trabalho escravo contemporâneo é caracterizado por atividades forçadas, condições degradantes ou jornadas exaustivas. Casos em que o funcionário é vigiado constantemente ou tem sua vontade anulada também são considerados trabalho semelhante ao escravo.

Para denunciar casos de trabalho escravo, o principal canal é o Sistema Ipê, do governo federal. As denúncias podem ser apresentadas de forma anônima. Outra opção é o aplicativo Laudelina, desenvolvido pela Themis e a Fenatrad.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026