21.3 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio, 2024

Brasil perde participação em lista de maiores empresas da Forbes

10/05/2014 – Atualizado em 10/05/2014

Por: Veja

O Brasil ocupa 25 posições no ranking feito pela Forbes com as 2.000 maiores empresas globais. Entre as brasileiras, a melhor posicionada é a Petrobras, que está na 30ª posição geral. Também ganham destaques os dois maiores bancos privados do país: Itaú (46ª posição) e Bradesco (63ª posição). Banco do Brasil, Vale, JBS e o Grupo Pão de Açúcar também são listados.

Contudo, a participação brasileira ainda é muito pequena. O Global 2000 deste ano traz China e Estados Unidos no topo do ranking, ocupando as dez primeiras colocações. Os bancos chineses ICBC, China Construction Bank e Agricultural Bank of China ficaram com os três primeiros lugares, seguidos por JPMorgan, Berkshire Hathaway, Exxon Mobil, General Electric, Wells Fargo, Bank of China e PetroChina. A lista é construída com base em dados como lucro, preço da ação e valor de mercado e elege as maiores e mais poderosas empresas de capital aberto do mundo.

No ranking aparecem companhias de 62 países, contra os 46 que apareceram no primeiro levantamento, em 2003. De acordo com a Forbes, a soma da receita das 2.000 empresas é de 38 trilhões de dólares, que tem lucro de 3 trilhões de dólares. Apesar de a China ocupar cinco das dez primeiras posições, os Estados Unidos (que levaram as outras cinco posições) são o país com as maiores empresas, com 564 das 2.000 (28,2%). Em segundo lugar aparece o Japão, com 225 companhias, apesar de ter perdido 26 empresas este ano. Já em termos de participação, a China foi o país que levou a melhor: adicionou à lista geral 26 companhias.

América Latina – O segundo país latino-americano com mais membros no ranking é o México, com dezesseis companhias. O grupo mexicano é liderado pela gigante das telecomunicações América Móvil, na 115ª colocação, na frente de Femsa (373ª), GFNorte (469ª), Grupo México (529ª) e Modelo (564ª). Também aparecem oito empresas chilenas, seis colombianas, duas venezuelanas, uma peruana e uma porto-riquenha.

A África, embora seja novamente o continente com menor número de empresas na lista, com um total de 25, é destacada pela Forbes por ter somado sete ao número do primeiro levantamento: 15 da África do Sul, cinco da Nigéria, três do Marrocos, uma do Togo e outra de Ilhas Mauricio.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova presidente da Petrobras pode acelerar conclusão da UFN3

Magda Chambriard promete destravar investimentos em infraestrutura e retomar as obras da UFN3, paralisadas desde 2015, alinhando a estatal às diretrizes do governo Lula.

Alfabetização alcança 94% em Mato Grosso do Sul, mas educação ainda é gargalo para indígenas

Dados do Censo 2022 mostram avanço na taxa de alfabetização do Estado, mas com déficit em recortes por raça.

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.