17 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de agosto, 2025

Brasil paga 6º maior juro do mundo

Economia – 07/03/2013 – 17:03

Com a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano, conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) anunciada nesta quarta-feira, o juro real (taxa básica descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses) brasileiro é o sexto maior do mundo: 1,5% ao ano, segundo estudo do economista Jason Vieira, da MoneYou. A Argentina segue líder, com juros reais de 3,8% ao ano, seguida por China (2,5%), Rússia (2,4%), Hungria (2,2%) e Chile (1,9%).

Apesar da manutenção, o Brasil caiu uma posição no ranking de maiores pagadores de juros reais do mundo. Em janeiro, quando foi realizada reunião do Copom, o Brasil estava na quinta colocação, com juro real de 1,7% ao ano. Argentina estava na primeira posição, com juros reais de 4,6% ao ano, seguida por China (3% ao ano), Chile (2,2%) e Coreia do Sul (2,1%).

A Venezuela que em janeiro era pior pagadora de juros reais – com os rendimentos “comidos” pela inflação -gerava um retorno negativo de 8,3%, neste mês passou para a 21ª posição, com retorno negativo de 0,2%. O país que tem o pior retorno real atualmente é Cingapura, com retorno negativo de 3,7%.

Para os juros nominais (sem o desconto da inflação projetada nos próximos 12 meses) a manutenção da Selic deixa o Brasil na quinta colocação mundial, atrás de Argentina (15,25%), Venezuela (14,82%), Rússia (8,25%) e Índia (7,75%). A média de juros nominais dentre os quarenta principais países listados pela corretora é de 3,16%.

A taxa básica de juros, que sofreu dez cortes seguidos entre 2011 e 2012, foi mantida pelo Banco Central em 7,25% ao ano. É a terceira manutenção consecutiva e a taxa básica permanece em seu menor patamar histórico.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Túmulo do radialista Romeu de Campos Júnior é alvo de vandalismo

Fezes foram jogadas sobre a fotografia e partes da estrutura foram danificadas, onde o local também sofre com furtos e depredações recorrentes

Nova diretoria da AETL é eleita para o biênio 2025–2027 em Três Lagoas

Governo do Estado alinha estratégias para castrar mais de 20 mil animais em 45 municípios com foco em saúde pública e bem-estar animal

Contas públicas registram déficit de R$ 47 bilhões em junho, mas ano segue com superávit

Resultado do mês reflete alta das despesas, mas no acumulado de 2025 há saldo positivo As contas do setor público consolidado, que engloba União, estados,...