32.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Brasil fica na 69ª posição no ranking de corrupção

Política – 05/12/2012 – 14:12

A ONG Transparência Internacional divulgou hoje um ranking global de corrupção, no qual coloca a Somália como o país mais corrupto do mundo, seguida pela Coreia do Norte e pelo Afeganistão.

Os países mais transparentes, segundo o relatório, são a Dinamarca, a Finlândia e a Nova Zelândia. O Brasil subiu quatro posições, chegando ao 69º lugar com 43 pontos, mas ainda atrás de outros países latino-americanos, como Costa Rica, com 54 pontos e no 48º lugar, e de Cuba, em 58º.

O Índice de Percepção da Corrupção (CPI, na sigla em inglês), elaborado anualmente pela organização, teve pouca variação em relação aos anos anteriores.

Em comunicado, a ONG cobrou da opinião pública mundial uma postura mais incisiva em favor da transparência desde o Oriente Médio até a Ásia e a Europa, locais em que houve poucos avanços e, em alguns casos, até retrocessos.

A organização adverte que apenas um terço dos 176 países estudados aprovam a análise, apesar de os apelos dos cidadãos contra práticas de corrupção terem ganhado força em todo o mundo com o impulso da Primavera Árabe.

“Isso mostra que as instituições públicas devem aumentar sua transparência, e que os funcionários devem prestar contas de maneira mais rigorosa”, diz o comunicado.

Em uma escala que vai de 0 (absolutamente corrupto) a 100 (muito transparente), Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia alcançaram 90 pontos, enquanto Somália, Coreia do Norte e Afeganistão somaram oito pontos cada.

Sobre esses últimos, a Transparência Internacional assinalou que a ausência de instituições públicas eficazes e líderes que prestem contas de suas ações ressaltam a necessidade de adotar uma postura muito mais firme ante a corrupção.

Na América Latina, apenas quatro dos 20 países analisados ultrapassam os 50 pontos. A Venezuela e o Paraguai são percebidos como os países mais corruptos, enquanto Chile e Uruguai se mantiveram os líderes em transparência.

Entre os países europeus, a Espanha fica na metade da tabela, abaixo dos países nórdicos e das nações do centro do continente, mas acima dos países do Sul e do Leste.

A Grécia é o país da União Europeia com pior pontuação, com apenas 36 pontos.

De acordo com a ONG, os países que obtiveram os resultados mais insatisfatórios na região foram aqueles que foram mais gravemente afetados pela crise econômica e financeira e reiterou que a Europa deve abordar os riscos de corrupção no setor público para superar a crise.

Entre as grandes potências se destacam a China (39), na 80ª colocação, e os Estados Unidos (73), que passaram do 24º para o 19º posto, enquanto a Alemanha (79) e o Japão (74) ficaram na 13ª e 17ª colocações, respectivamente.

Para realizar esta lista, que reflete apenas a percepção da corrupção, desde 1995 a ONG se baseia em dados recolhidos por 13 instituições internacionais, entre elas o Banco Mundial, os bancos asiático e africano de desenvolvimento ou o Fórum Econômico Mundial.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...