29.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

Brasil bate recorde na produção de ovos e no abate de bovinos, frangos e suínos

A agropecuária brasileira alcançou números históricos em 2024, com destaque para a produção de ovos e o abate de bovinos, frangos e suínos, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O abate de bovinos cresceu 15,2% em relação a 2023, totalizando 39,27 milhões de cabeças, o maior número desde 2013.

Esse aumento foi impulsionado principalmente pelo abate de fêmeas, que atingiu um recorde de 16,9 milhões de cabeças, devido a uma fase de baixa no ciclo pecuário iniciado em 2022. Mato Grosso liderou o abate de bovinos, com 18,1% da participação nacional, seguido por Goiás e São Paulo, ambos com 10,2%.

A demanda interna e externa contribuiu para esse crescimento. O fortalecimento da economia brasileira e a alta demanda internacional impulsionaram as exportações de carne bovina, que atingiram 2,55 milhões de toneladas em 2024. A China foi o maior importador, com 52% do total, seguida pelos Estados Unidos, que aumentaram suas compras em 93,8%.

O abate de frangos também registrou expansão, com 6,46 bilhões de unidades, um aumento de 2,7% em relação a 2023. O Paraná liderou a produção, com 34,2% de participação nacional. Aproximadamente 35% dessa produção foi exportada, fazendo do Brasil o maior exportador de frango do mundo, com destaque para China, Emirados Árabes Unidos e Japão.

Já o abate de suínos atingiu 57,86 milhões de cabeças, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior. Santa Catarina foi o maior estado produtor, com 29,1% do total. A demanda externa, especialmente da China e Filipinas, impulsionou as exportações de carne suína.

Em relação à produção de ovos, o Brasil também atingiu recordes em 2024, com 4,67 bilhões de dúzias, um aumento de 10% em comparação a 2023. O último trimestre do ano marcou o maior volume de produção na história do país, com 1,2 bilhão de dúzias, impulsionado pela alta nos preços das proteínas e pela forte demanda tanto interna quanto externa.

Apesar dos números positivos no acumulado do ano, o quarto trimestre de 2024 apresentou uma retração no abate de bovinos, frangos e suínos, com quedas de 7,9%, 1,1% e 4,6%, respectivamente.

A agropecuária brasileira continua sendo um pilar fundamental da economia, com forte presença no mercado internacional, especialmente no setor de carnes e ovos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...