20.2 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Brasil adere à Carta de Cooperação da Opep e expande presença em fóruns internacionais de energia

O Brasil aderiu à Carta de Cooperação entre Países Produtores de Petróleo (CoC), vinculada à Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). A decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O país ingressará como observador, sem participar do sistema de cotas de produção, e sem comprometer sua soberania sobre a exploração de recursos naturais.

Além disso, o governo brasileiro iniciou o processo de adesão à Agência Internacional de Energia (AIE) e à Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Silveira ressaltou que a participação nesses fóruns fortalece o papel do Brasil nas discussões sobre a transição e segurança energética, alinhada ao Plano Nacional de Energia 2050, que busca equilibrar energias renováveis com a exploração de recursos fósseis.

A Opep, fundada em 1960, é o maior cartel de petróleo do mundo e inclui 13 países produtores. O Brasil, o nono maior produtor global com 3,672 milhões de barris diários, foi convidado a integrar o grupo em 2023. A decisão, no entanto, gerou críticas de organizações ambientais. A ONG WWF-Brasil, por exemplo, acusou o governo de “retrocesso” ao priorizar a exploração de combustíveis fósseis, em detrimento da transição para energias renováveis.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou que a participação como observador não é contraditória, e sim uma oportunidade de influenciar debates sobre o papel dos combustíveis fósseis na crise climática. No entanto, críticos veem a adesão como um sinal de resistência às soluções sustentáveis diante dos desafios climáticos globais.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião de comitê

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.

Cassiano Maia entega nova frota de ônibus de transporte coletivo em Três Lagoas

Com 12 veículos modernos, cidade se torna a primeira do MS a oferecer transporte coletivo com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador para cadeirantes e menor emissão de poluentes.

Ladrão embriagado causa confusão, finge ser outra pessoa e agride policiais

Com vasta ficha criminal, suspeito de 39 anos tentou enganar as autoridades após furtar carnes nobres de supermercado, onde chegou a resistir à prisão.