20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de outubro, 2025

“Botão do Pânico” é tema de projeto de lei apresentado por vereadoras em Três Lagoas

Projeto integra ações do Agosto Lilás e busca reforçar a proteção de vítimas de violência doméstica no município

A criação do programa “Botão do Pânico”, voltado à proteção emergencial de mulheres sob ameaça de violência doméstica, é tema do Projeto de Lei nº 116/2025, protocolado nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Três Lagoas. A proposta foi apresentada pelas vereadoras Maria Diogo (PT), Evalda Reis (MDB) e Sirlene dos Santos (PSDB), em meio às ações do Agosto Lilás.

O Projeto de Lei nº 116/2025 institui a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, estabelecendo que o dispositivo será disponibilizado exclusivamente para vítimas que já possuam medida protetiva deferida pela Justiça.

O “Botão do Pânico” poderá funcionar de duas formas: como um dispositivo eletrônico portátil ou um aplicativo de celular com geolocalização e comunicação direta com a central de monitoramento da Polícia Civil.

Entre os objetivos destacados estão:
• possibilitar o acionamento imediato das forças de segurança em situações de risco iminente;
• garantir maior efetividade no cumprimento das medidas protetivas;
• reduzir os índices de reincidência da violência doméstica e feminicídios;
• fortalecer a articulação entre município e órgãos de segurança pública.

A implementação será realizada em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) até as 17h e, nos demais horários, pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O município ficará responsável pelo fornecimento, manutenção e controle dos dispositivos, além da realização de campanhas educativas.

Na justificativa, as autoras reforçam que a iniciativa está amparada na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que orienta a integração entre os entes federativos no enfrentamento à violência de gênero. “O programa pode salvar vidas ao garantir resposta rápida e dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacaram as vereadoras.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas cria plano de combate à violência contra mulheres

Medida prevê ações integradas e metas para garantir direitos e proteção A Prefeitura de Três Lagoas instituiu o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à...

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

É a primeira remessa desse antídoto a chegar ao país O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), uma remessa com 2,5...

Jovem teria bicicleta elétrica roubada sob mira de arma no Santos Dumont

Segundo boletim de ocorrência, dupla em motocicleta teria rendido a vítima e fugido levando o veículo; polícia investiga o caso e pede apoio da...