28.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Bombeiros: os verdadeiros heróis do povo brasileiro

Hoje (2) é comemorado o Dia do Bombeiro, a Instituição de maior credibilidade do Brasil.

TRÊS LAGOAS (MS) – Da infância à melhor idade eles são amados, admirados e despertam sentimentos de proteção e seguraça, uma vez que desenvolvem um trabalho nobre. Sim, estou falando dos Bombeiros, uma vez que hoje (2) é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro Militar.

Um bombeiro pode desenvolver muitas funções como salvamento no trânsito, em incêndios, afogamentos, resgate, extinção de fogo, resgate de pessoas e animais.

De acordo com Tenenete-coronel Fabio Assis, Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas (5ºGBM), “as principais ocorrências registradas em Três Lagoas (MS) são as ocorrências de salvamentos, porém dentre todas estas ocorrências, nosso principal objetivo é salvar vidas”, explicou o Comandante.

Os trabalhos prestados variam muito, podendo ser da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais. As principais causas onde se pedem socorro a uma coorporação são: asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida, acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento em matas e florestas, dentre outros casos. (Fonte: Mundo da Educação).

Ser bombeiro é uma profissão muito bonita e nobre, pois estes profissionais são verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas em prol da vida dos outros.

Ainda sobre a admiração do Corpo do Corpo de Bombeiros, no Brasil, de acordo com

o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o Corpo de Bombeiros ocupa o 1º lugar no ranking como a instituição de maior credibilidade do país.

Desde 2009, o Corpo de Bombeiros vem liderando o ranking do Índice Confiança Social (ICS) no Brasil.

Sobre a História do Corpo de Bombeiros no Brasil

De acordo com a Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA), O Corpo de Bombeiros foi criado pelo decreto n. 2.587, de 30 de abril de 1860, que tinha por finalidade o serviço de extinção de incêndios, veio substituir o Corpo Provisório de Bombeiros instituído na Corte pelo decreto n. 1.175 de 2 de julho de 1856.

A historiografia ressaltou que a maior parte dos registros sobre a história da criação dos serviços de extinção de incêndio no Brasil foi perdida, mas parte dessa memória foi preservada pelas várias corporações existentes no país, sendo divulgada por meio de revistas especializadas e das páginas oficiais (COSTA, 2002).

No que diz respeito à criação do serviço de extinção de incêndios na Corte propriamente dito, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) produziu um histórico por ocasião das comemorações dos seus 150 anos, elegendo como data de sua fundação a mesma do decreto que instituiu o corpo provisório de bombeiros a 2 de julho de 1856 (CORPO DE BOMBEIROS …, jul. 2006).

Assim, diante de tamanha coragem destes profissionais neste dia 2 de julho de 2022 só nos resta dizer com muito carinho e gratidão: Parabéns!

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS lidera negociações coletivas com cláusulas voltadas a pessoas com deficiência

Levantamento do Dieese aponta Estado acima da média nacional em acordos que tratam da inclusão no mercado de trabalho Mato Grosso do Sul se destaca...

Rodovias próximas a Três Lagoas estão entre as piores do Estado, aponta relatório da CNT

Trecho entre Selvíria e São Paulo é o pior avaliado

Comissão aprova gratuidade de Justiça para pessoas com câncer, deficiência e autismo

Projeto garante acesso ao benefício independentemente de comprovação de renda e segue em análise na Câmara A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos...