22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Bolsonaro nega decreto de golpe de Estado após virar réu

Após ser declarado réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu nesta quarta-feira (26), negando ter articulado uma tentativa de golpe com os comandantes das Forças Armadas para suspender as eleições de 2022, como sustenta a Procuradoria-Geral da República (PGR). Bolsonaro afirmou que, antes de assinar um decreto de Estado de Defesa, o presidente deve convocar os conselhos da República e de Defesa, o que ele não fez.

Em um pronunciamento de 50 minutos, ao lado de aliados, no Senado, o ex-presidente também sugeriu sem provas que as urnas eletrônicas não são seguras e afirmou ser vítima de perseguição política, criticando o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro teria se reunido no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022, com os comandantes militares e apresentado uma minuta para suspender as eleições, buscando uma ruptura democrática. O comandante da Marinha, Almir Garnier, teria apoiado a ideia, mas os outros comandantes rejeitaram. A PGR também afirmou que Bolsonaro tinha um discurso pronto caso o golpe fosse concretizado.

Sobre o julgamento, Bolsonaro defendeu que os comandantes jamais se envolveriam em um golpe e alegou que discutir hipóteses constitucionais não é crime. Quando questionado se discutiu o decreto, ele evitou responder diretamente, dizendo que não iria “sair do sério”.

Bolsonaro também reforçou a versão de que está sendo perseguido politicamente e afirmou que tentam impedi-lo de disputar as eleições de 2026, mesmo estando inelegível até 2031. Ele comparou a situação do Brasil à de países como Nicarágua e Venezuela. A versão de perseguição política tem sido contestada por especialistas, que a consideram uma estratégia de defesa frente às acusações de golpe. O presidente da Câmara, Hugo Motta, contrariou essa narrativa, reafirmando que o Brasil segue sendo uma democracia.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.