23.8 C
Três Lagoas
domingo, 20 de setembro, 2026

Bolsonaro nega decreto de golpe de Estado após virar réu

Após ser declarado réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu nesta quarta-feira (26), negando ter articulado uma tentativa de golpe com os comandantes das Forças Armadas para suspender as eleições de 2022, como sustenta a Procuradoria-Geral da República (PGR). Bolsonaro afirmou que, antes de assinar um decreto de Estado de Defesa, o presidente deve convocar os conselhos da República e de Defesa, o que ele não fez.

Em um pronunciamento de 50 minutos, ao lado de aliados, no Senado, o ex-presidente também sugeriu sem provas que as urnas eletrônicas não são seguras e afirmou ser vítima de perseguição política, criticando o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro teria se reunido no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022, com os comandantes militares e apresentado uma minuta para suspender as eleições, buscando uma ruptura democrática. O comandante da Marinha, Almir Garnier, teria apoiado a ideia, mas os outros comandantes rejeitaram. A PGR também afirmou que Bolsonaro tinha um discurso pronto caso o golpe fosse concretizado.

Sobre o julgamento, Bolsonaro defendeu que os comandantes jamais se envolveriam em um golpe e alegou que discutir hipóteses constitucionais não é crime. Quando questionado se discutiu o decreto, ele evitou responder diretamente, dizendo que não iria “sair do sério”.

Bolsonaro também reforçou a versão de que está sendo perseguido politicamente e afirmou que tentam impedi-lo de disputar as eleições de 2026, mesmo estando inelegível até 2031. Ele comparou a situação do Brasil à de países como Nicarágua e Venezuela. A versão de perseguição política tem sido contestada por especialistas, que a consideram uma estratégia de defesa frente às acusações de golpe. O presidente da Câmara, Hugo Motta, contrariou essa narrativa, reafirmando que o Brasil segue sendo uma democracia.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe workshop para fortalecer turismo náutico na Costa Leste

Encontro acontece em 29 de setembro e reunirá empresários, gestores públicos e representantes do setor para discutir estratégias de desenvolvimento regional

Servidora de Três Lagoas apresenta case de sucesso em evento estadual sobre governança pública

Lesliane Zanchett participou do RENAGEI Conecta MS, em Campo Grande, e destacou resultados do município na aplicação do Gestão Gov

Temporal derruba árvores, danifica estruturas e assusta moradores em Três Lagoas

Rajadas de vento acompanhadas de chuva provocaram estragos em diferentes pontos da cidade na tarde deste sábado, 19
error: Conteúdo Protegido