24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de agosto, 2022

Bolsas europeias registram alta, após PIB da Alemanha avançar 3,0% em 2011

Economia – 11/01/2012 – 14:01

Bolsas européias operam sem tendência definida SÃO PAULO – Os principais índices acionários da Europa registram ganhos na manhã desta quarta-feira (11), na esteira da confirmação das projeções de que o PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha se desacelerou para uma alta de 3,0% em 2011, ante os 3,7% um ano antes.

Segundo o órgão oficial de estatísticas do país, os dados no acumulado do ano foram guiados pela forte demanda doméstica e pelas exportações, conforme os dados preliminares para 2011. O país deverá continuar em foco nas próximas horas, tendo em vista que os investidores ainda aguardam pelo resultado de um leilão de títulos públicos, no qual o governo espera captar até € 4 bilhões em papéis de cinco anos.

Assim, em meio ao desenrolar da crise das dívidas soberanas e com receios sobre a capacidade de refinanciamento dos países da Zona do Euro, os investidores devem se manter cautelosos. No próximo pregão será a vez da Espanha e da Itália realizarem novas emissões no mercado primário.

Contudo, em meio às projeções mais otimistas da Alcoa para o setor de commodities metálicas e a expectativas por novos estímulos monetários na China após a redução no superávit da balança comercial, as mineradoras são, mais uma vez, destaque de alta na Europa. As ações da BHP Billiton avançam 1,14% em Londres, bem como as da Rio Tinto e da Xstrata marcam altas de 1,43% e de 0,96%, respectivamente.

Os papéis do setor bancário também ocupam a ponta positiva da sessão, com valorização de 2,96% para os papéis do BNP Paribas, em Paris, de 3,37% para os do Lloyds Banking Group em Londres e de 2,59% para os do Commerzbank, em Frankfurt.

Encontros políticos

Além do mais, os eventos políticos continuam em destaque neste início de ano. Enquanto as conversas entre a chanceler alemã Angela Merkel e a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, não renderam grandes novidades na véspera – apenas um anúncio do porta-voz da chanceler de que na reunião foram discutidos meios de combater a crise e a situação na Grécia, sem mais detalhes -, nesta quarta-feira será a vez de Lagarde se encontrar com o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Já Merkel dará continuidade à agenda política ao se encontrar com o primeiro-ministro italiano Mario Monti nesta data, enquanto no dia 30 de janeiro ocorrerá uma reunião de cúpula da União Europeia.

Fonte: MSN

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido