8.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Boliviana constrói casas com garrafas PET para famílias carentes (em 20 dias)

14/10/2016 – Atualizado em 14/10/2016

Ela quer vir ao Brasil, onde “a cultura da reutilização de materiais já está bastante difundida”

Por: Marcio Ribeiro com Bol

Apaixonada por artesanato desde pequena, a boliviana Ingrid Vaca Diez decidiu dar uma utilidade mais nobre para as montanhas de garrafa PET que guardava em casa para fazer trabalhos manuais. Há 15 anos, o material é usado por ela para construir casas para famílias em situação de extrema pobreza, por meio do projeto Casas de Botellas.

A ideia surgiu após muita pesquisa! Ingrid descobriu a fórmula ideal para a construção sustentável: PETs, uma espécie de cimento ecológico – preparado com barro, açúcar, mingau e linhaça – e muita vontade de fazer o bem! É que para cumprir a meta de construir cada casa em, apenas, 20 dias, a boliviana de Santa Cruz de La Sierra precisa da ajuda de cerca de 10 voluntários – contando os futuros moradores, que ela faz questão de que participem do processo para dar mais valor à moradia.

O projeto já ergueu centenas de casas sustentáveis para pessoas carentes – não só na Bolívia, mas em outros países da América Latina, como Argentina, México e Uruguai. Agora, Ingrid quer vir para o Brasil, onde, segundo ela, a cultura da reutilização de materiais já está bastante difundida e há muita gente disposta a fazer o bem.

Nós estamos ansiosos pela chegada dessa “construtora de sonhos” por aqui. E você?

Foto: Divulgação/Casas de Botellas

Por Débora Spitzcovsky

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.