17.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho, 2026

Bloqueio de celulares não homologados começa após Copa

10/01/2014 – Atualizado em 10/01/2014

Por: Correio do Estado

No mês de junho deste ano o Sindicato Nacional das Operadoras de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) divulgou que estará implantando no Brasil um sistema de bloqueio de sinal de celulares. O foco são os dispositivos piratas, comumente apelidados de “Xing-ling”, que estão em uso no território nacional. Os aparelhos que se encaixam nessa categoria são aqueles que não foram devidamente homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que por isso mesmo não tem a autorização necessária para estarem funcionando dentro da legalidade no Brasil.

Inicialmente tinha-se a expectativa de que o referido sistema começasse a funcionar no país a partir do mês de março de 2014. Entretanto, novas informações afirmam que o mesmo deverá entrar em vigor apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014, que irá ocorrer entre os meses de junho e julho de 2014.

De acordo com informações divulgadas pela Revista VEJA, o motivo do atraso na implantação do sistema seria algo mais do tipo “técnico”. Como o sistema bloquearia sinais de celulares não homologados no Brasil, os dispositivos trazidos pelos turistas também seriam bloqueados. De acordo com Sérgio Kern, porta-voz do Sinditelebrasil, provavelmente a maioria dos estrangeiros devem trazer seus celulares para o evento esportivo, se caso o sistema estiver operando, esses aparelhos seriam considerados irregulares e consequentemente não funcionariam.

Ainda segundo Kern, diversas operadoras de telefonia solicitaram a Anatel na segunda quinzena deste mês que o bloqueio dos celulares fosse feito levando em consideração o cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla original em Inglês). O Imei nada mais é do que um tipo de código que todo aparelho (celular) possui. Não obstante as medidas a serem tomadas, o que as operadoras não querem mesmo é correr o risco de que os visitantes fiquem sem comunicação em sua estada em terras brasileiras.

Outro detalhe é que esse bloqueio não será válido para uma gama considerável de aparelhos trazidos de fora do país. De acordo com o Sinditelebrasil, isso se dará pelo fato de que os dispositivos homologados pela Anatel não serão inutilizados. Por exemplo, caso alguém compre um Galaxy S4 fora do país e o traga para cá, ele não será afetado uma vez que o mesmo dispositivo é vendido por aqui dentro da lei.

Foto: Divulgação/Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Crime Choca Três Lagoas: Jovem é Achado Morto e Enterrado em Área de Mata

O corpo de um jovem foi encontrado enterrado no final da tarde deste domingo (21), em uma área de mata próxima a um porto...

Lobo-guará é resgatado pela Polícia Militar Ambiental na Av. Cap. Olinto Mancini em Três Lagoas

Na manhã deste sábado (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará que circulava pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no...

Madrugada fria e neblina marcam o início do inverno em Três Lagoas; temperaturas devem cair ainda mais nos próximos dias.

Três Lagoas registrou uma madrugada de temperaturas baixas neste domingo (21). De acordo com os dados meteorológicos, os termômetros marcaram mínima em torno de...