Geral – 19/03/2012 – 14:03
MONTEVIDÉU, 19 Mar (Reuters) – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) formará um fundo de 1 bilhão de dólares com a China para financiar investimentos na América Latina, disse nesta segunda-feira o presidente da instituição, Luis Alberto Moreno, à medida que o gigante asiático busca expandir sua influência na região.
Para abastecer a voraz demanda em sua economia por matérias-primas, a China tem investido dezenas de bilhões de dólares na América Latina na última década, adquirindo ativos estratégicos ou companhias em setores como petróleo, mineração e alimentos.
“Isso mostra o enorme interesse que a China tem pela região latino-americana”, disse Moreno a jornalistas em entrevista coletiva durante encontro anual do BID em Montevidéu.
A parceria com o BID também mostra que a China está fortalecendo seus laços com instituições proeminentes na América Latina.
“O fundo vai ter três operadores diferentes e esses fundos terão seus gestores próprios que irão começar a avaliar projetos”, afirmou Moreno.
Líderes da América Latina têm se voltado para o comércio e para acordos de investimento com Pequim para compensar a desaceleração do crescimento nos Estados Unidos e na Europa.
A China tem acordos de livre comércio com Chile e Peru. Mas alguns países da América Latina têm mostrado preocupação com o movimento. O Brasil, por exemplo, tem tentado evitar que estrangeiros comprem terras no país.
A China superou os EUA como principal parceiro comercial de muitos países ricos em commodities na América Latina.
Fonte: R7