02/02/2016 – Atualizado em 02/02/2016
Troca de experiências
Por: Neto
O Vereador de Três Lagoas (MS) Beto Araújo (PSD) foi recebido pela Vereadora Laíde das Graças Simões (PMDB) em seu gabinete, na Câmara Municipal de São Carlos (SP), para trocar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido pela parlamentar na defesa dos direitos dos animais.
Beto Araújo é presidente da ONG AMEMAIS.
Na cidade paulista, o vereador três-lagoense trocou experiências com a parlamentar e visitou as instalações do Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura e a ONG ASF (Arca de São Francisco/UIPA), conhecendo mais sobre o trabalho de Laíde. O departamento, de acordo com ele, foi instituído com a colaboração da vereadora e tornou-se referência nacional em bem-estar animal.
O trabalho de Beto Araújo, em Três Lagoas, tem sido buscar e oferecer informações para o Executivo local implantar uma política eficaz e que vise mudanças no atendimento à causa animal, com reflexos diretos na saúde e bem-estar humanos.
Beto relatou que enfrenta muitas dificuldades em seu trabalho, pois a cidade não possui a estrutura minimamente necessária para viabilizar políticas públicas para a defesa dos animais, informou a vereadora Laíde ao site Região em Destake. “Além disso, ele não faz parte da base de apoio à prefeita, Márcia Moura (PMDB). Enfim, Beto Araújo vive uma situação lastimável, ‘remando’ contra a corrente”, disse.
Apesar disso, o vereador informou que conta, no momento, com uma importante ferramenta de trabalho que é uma sentença emitida pela juíza de Direito Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da vara da Fazenda Pública (Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul), que condena o município de Três Lagoas pela utilização de métodos cruéis no sacrifício de animais inviáveis.
Além de proibir a utilização desses métodos, a sentença apresenta mais 12 itens a serem cumpridos pelo Centro de Controle de Zoonoses três-lagoense. Entre eles estão: implantar serviço de atendimento médico-veterinário a pessoas carentes e promover, sob o acompanhamento das entidades de proteção animal, campanhas periódicas para informar a população a respeito da posse responsável de animais e da necessidade de vacinação.
A visita do vereador, informou Laíde, foi sugerida pelo deputado Estadual – SP, Roberto Tripoli (PV), que indicou São Carlos como modelo e referência na área de defesa dos direitos dos animais no Estado de São Paulo. A indicação levou em conta também o número de habitantes, para aproximar o exemplo a uma realidade praticável a ser seguida por Três Lagoas.
“Com certeza estaremos à disposição para colaborar com Três Lagoas em tudo que considerarem viável para a adequação da realidade em que vivem”, declarou a parlamentar paulista, inclusive com a proposta de trazer sua experiência e modelo de atuação nas políticas públicas de proteção aos animais para apresentar ao Executivo municipal. A visita deverá ocorrer em fevereiro.




-
Content section component
-
-
-