27/03/2014 – Atualizado em 27/03/2014
Bebê que precisa de doação de medula sensibiliza até outros estados
O pequeno Timóteo, de apenas um mês, sofre de doença rara e os pais lutam para encontrar doador
Por: Correio Do Estado
A história do pequeno Timóteo Rodrigues Aydos, de apenas um mês, não sensibilizou somente os sul-mato-grossenses. A reportagem sobre o bebê, que sofre de uma doença rara e precisa do transplante de medula óssea para sobreviver, teve mais de 2 mil compartilhamentos na página no Facebook Nos comentários da publicação, moradores de outros estados brasileiros perguntavam como poderiam ajudar.
De acordo com a assessora de comunicação do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), Mayra Franceschi, basta procurar a unidade hemoterápica mais próxima na cidade onde mora e efetuar o cadastro. É preenchido um formulário com dados pessoais e coletada amostra de sangue para testes que vão determinar a compatibilidade.
“Mas é importante essas pessoas terem em mente que, a partir do momento que fizerem o cadastro, podem ser chamadas a doar para qualquer ser humano com quem sejam compatíveis, não apenas o bebê”, explicou. Segundo Mayra, o nome dos doadores fica no Cadastro Nacional até eles completarem 60 anos. Quem já é cadastrado, deve manter o endereço e telefone sempre atualizados, entrando em contato com uma unidade hemoterápica em caso de mudança. Assim, poderá ser encontrado com facilidade.
Timóteo foi diagnosticado com a Linfo-histiocitose hemofagocítica, uma grave doença auto-imune. Ele passa por sessões de quimioterapia a cada três dias, o que garante a sobrevida somente por alguns meses. A única possibilidade de cura é o transplante. Por isso, parentes e amigos da família promovem uma campanha, com o objetivo de atrair pessoas que se cadastrem no banco de doadores. No próximo sábado (29), na Igreja Batista Coronel Antonino, equipes do Hemosul farão cadastros do meio-dia às 17h. O endereço é Rua Santo Ângelo, 169, Bairro Coronel Antonino. O cadastro também pode ser feito no Hospital Regional, no Hospital Universitário e na Santa Casa. Duas mil pessoas confirmaram presença no evento do Facebook,
