27.6 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho, 2025

Base da Prefeita Márcia Moura na Câmara Municipal está ruindo

28/10/2015 – Atualizado em 28/10/2015

Base da Prefeita Márcia Moura na Câmara Municipal está ruindo.

Vereadora Sirlene anuncia que não pertence mais à base aliada

Por: Redação

A base política na Câmara Municipal de Três Lagoas (MS) da Prefeita Márcia Moura está se desfazendo, o que passa a ser uma realidade preocupante para a administradora municipal. Após alguns episódios anteriores – como o caso do Rodeio de Arapuá – onde os Vereadores fiéis ao bloco governista votaram de acordo com os interesses do Executivo, parece não ter mais a adesão sólida diante dos novos fatos acontecidos nesse último mês de outubro.

O primeiro sinal concreto que essa base não mais se sustentaria, veio com uma reunião apelidada de “secreta” na residência do Vereador Adão (PMDB) com a presença de pelo menos 14 vereadores de vários partidos, inclusive do PMDB, onde se discutiu abertamente a criação de um bloco misto que decidiria pelos novos passos rumo às suas reeleições e na escolha do nome do sucessor da Prefeita nas eleições do ano que vem. Márcia Moura não foi convidada para participar.

Recentemente, outra sinalização aconteceu com o resultado da votação na Câmara Municipal, na sessão ordinária do último dia 13 de outubro, onde foi aprovada por maioria simples a formação de uma Comissão Processante contra a Prefeita tendo conseguido entre os 17 vereadores 9 votos favoráveis à criação da CP.

Na referida votação, seis vereadores considerados da base votaram com a oposição por optarem em ouvir a população e permitir que a administração municipal passe por uma “operação pente fino”, que pode acarretar na cassação do mandato da Prefeita. Ao encerrar a Sessão Ordinária o Presidente Jorginho do Gas, sob a alegação que no relatório da sua Assessoria Jurídica acenou que o resultado da votação seria por “maioria absoluta” e não por “maioria simples” proclamou o resultado como rejeitado debaixo de muita constetação.

Na “maioria absoluta” os votos mínimos para a aprovação seriam de pelo menos 12 (doze), e na “maioria simples” a votação seria de 50% mais um dos vereadores presentes.

O resultado final da votação terminou em 9 votos a favor contra 6, e 2 que não foram aproveitados pela ausência do vereador Nuna e do Vereador Jorge Martinho por ser o propositor do pedido.

Os vereadores votaram da seguinte forma:

A FAVOR

  • Sirlene (PROS)
  • Beto Araújo (PSD)
  • Idevaldo Claudino (PT)
  • Welton Irmão (PRB)
  • Marcus Bazé (DEM)
  • Gil do Jupiá (PSB)
  • Gilmar Garcia (PSB)
  • Apóstolo Ivanildo (PSB)
  • Mariza Rocha (PSB)

VOTOS CONTRÁRIOS

  • Tonhão (PMDB)
  • Adão (PMDB)
  • Vera Helena (PMDB)
  • Nilo Cândido (PDT)
  • Klebinho (PPS)
  • Jorginho do Gás (PSDB)

O Vereador Jorge Martinho (PSD) ao usar a Tribuna depois de discordar da decisão do Presidente da Casa, Jorginho do Gas, declarou que entraria com um Mandado de Segurança na Justiça comum para garantir a legalidade que ele defende.

EFEITO COLATERAL

Já no amanhecer da quarta-feira seguinte (14) o primeiro sinal que uma retaliação da Prefeita Márcia Moura começaria aos desafetos que não lhe acompanhou, foi confirmada pela exoneração do servidor Azevedo Junior do comando do DOS, cargo indicado pelo DEM do Vereador Bazé.

Nesta segunda-feira (26.10) foi a vez do PROS da vereadora Sirlene ter baixas com as exonerações dos seus indicados o que a fez usar a Tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária do ultimo dia 27 de outubro, afirmando que não sucumbiria às retaliações sofridas, preferindo ficar do lado da vontade do povo deixando a base política da Prefeita para apurar com rigor os atos da Administração Municipal. Há fortes indícios que a Janaina Secretaria Municipal da Administração também deverá ser exonerada por ser indicação da Vereadora Sirlene. Segundo informações, ela ainda não foi exonerada por estar em período de férias.

BRIGA DE FOICE NO ESCUROCom esse ultimo acontecimento uma revoada de políticos influentes começaram a pedir a direção da Secretaria a ser vaga para um dos seus apaniguados. Nomes como o do Advogado Ruler (vindo por intermédio de Walmir Arantes) e do Secretário Geral da Câmara Municipal André Bracalle lideram o ranking dos preferidos.

EFEITO ZAGALO

Mais uma “dor de cabeça” para a Prefeita Márcia Moura vem com a noticia que o atual Secretário Municipal do Meio Ambiente e Agronegócios, Antônio Rialino, nome importante do PMDB local, estaria sendo assediado pelo DEM com o convite da sua filiação. Com a possível confirmação ela perderia uma importante peça do seu partido, o PMDB, além de não pode contar – como em épocas anteriores – como vereador e líder na Câmara Municipal, cargo até hoje tido como “herança maldita”, mas desenvolvido com maestria por Rialino na sua defesa.

Nessa “guerra fria” Diógenes Marques é o único sobreviente a ocupar um cargo de confiança, mudar de partido e que não sofreu nenhuma retaliação, provavelmente pela sua indicação ter sido feita pela própria Márcia Moura, mantendo-se incólume no seu cargo.

Prefeita Márcia Moura

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...

Sem El Niño e La Niña, produtores de MS enfrentam desafio no planejamento das atividades agrícolas

Neutralidade do fenômeno ENOS pode gerar instabilidade no regime de chuvas e temperatura entre a colheita do milho segunda safra e o plantio da soja safra 25/26

3º Festival Gastronômico Caipira começa na sexta (25)

Evento acontecerá no estacionamento do shopping Três Lagoas, terá entrada gratuita e shows de Loubet e Falamansa