20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Barroso denuncia “epidemia de violência doméstica” no Brasil em sessão do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (12) que o Brasil enfrenta uma “epidemia de violência doméstica”. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do STF, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8).

Barroso destacou a gravidade dos números relacionados à violência contra a mulher no país e afirmou que o problema precisa ser enfrentado urgentemente. “Ainda temos uma epidemia de violência doméstica e de violência sexual contra as mulheres”, disse.

O ministro também criticou o “machismo estrutural” presente na sociedade brasileira, que, segundo ele, impõe grandes dificuldades às mulheres. “O machismo estrutural gera uma divisão sexual do trabalho e um teto de vidro, dificultando o avanço das mulheres em diversas áreas”, apontou. Barroso ainda ressaltou a sobrecarga de tarefas domésticas e de cuidados familiares, que afeta principalmente as mulheres, além das limitações invisíveis que restringem seu crescimento profissional.

Os números sobre a violência contra a mulher no Brasil também foram atualizados recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o órgão, os casos de feminicídio julgados aumentaram 225% nos últimos quatro anos. O Painel Violência Contra a Mulher, lançado na terça-feira (11), revela que o número de processos julgados cresceu de 3.375 em 2020 para 10.991 em 2024, refletindo um aumento contínuo no combate a esse tipo de crime.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais

Medida aprovada pelo Conselho da Justiça Federal visa ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado

Semana pode começar com tempo instável em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C na região do Bolsão, onde ventos fortes e tempestades isoladas não estão descartados, segundo o Cemtec-MS.

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica