37.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Baratta fala sobre Capoeira e TDAH em entrevista à Rádio Caçula

José Augusto Dias, o Baratta do ABADÁ-Capoeira, destacou como a capoeira se tornou uma ferramenta poderosa de desenvolvimento e apoio para jovens e pessoas com TDAH

Em uma entrevista ao programa “A Hora da Notícia”, da rádio 96,9 FM Caçula, nesta terça-feira (15), José Augusto Dias, o Baratta do ABADÁ-Capoeira – figura pública e respeitado nome no esporte e na capoeira de Três Lagoas – trouxe à tona a profunda conexão entre essa arte marcial brasileira e o desenvolvimento social, com um foco especial em seu papel no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A conversa, conduzida por Augusta Rufino e Vinícius Leal, ganhou ainda mais relevância com a proximidade do Dia Mundial do TDAH, celebrado em 13 de julho.

Baratta ressaltou que a capoeira é intrinsecamente brasileira, atuando como um elemento cultural que “abrasileira o brasileiro”. Assim como outras lutas orientais representam seus povos, a capoeira fortalece a identidade nacional, promovendo um senso de pertencimento e valorização pessoal. Ela vai além da luta, incorporando dança, música e teatralidade, com o berimbau como seu símbolo mais marcante.

Baratta enfatizou o espírito comunitário da capoeira, visível nas rodas e na diversidade de alunos de todas as idades e classes sociais. Ele destacou ainda a oferta de bolsas gratuitas para quem não pode pagar, sublinhando o compromisso do grupo com a inclusão. A roda de capoeira, comparada a uma ciranda ou roda de samba, ilustra a natureza colaborativa e unificadora da prática.

CONTROLE E TRANSFORMAÇÃO

Um dos pontos centrais da entrevista foi o impacto positivo da capoeira no apoio a pessoas com TDAH. Baratta explicou que a capoeira estimula “movimento lógico, controle de estímulos, comando e ação”, elementos cruciais para quem lida com impulsividade e dificuldades de concentração. “Tudo isso é muito rápido no TDAH e a capoeira pode auxiliar”, afirmou.

A prática incentiva o autocontrole e a regulação de impulsos através de repetições e da necessidade de atenção ao ritmo e movimentos. “Aprende a controlar os impulsos, ficar mais calmo e usar a razão”, explicou Baratta, deixando claro que não se trata de uma cura, mas de um controle eficaz dos sintomas. O uso da palma, o primeiro instrumento, já exige ritmo e autocontrole. A coordenação para tocar diversos instrumentos e a dinâmica do jogo, onde se joga “com a outra pessoa e não contra”, reforçam a colaboração e o foco.

Baratta observou mudanças notáveis em alunos com TDAH, descrevendo a capoeira como uma “farmácia” que oferece “remédio para tudo e para todos”. Ele finalizou afirmando que o grupo ABADÁ-Capoeira incentiva seus professores a estudar continuamente sobre neurodivergências, reforçando o apoio e a compreensão a todos os alunos.

MATRÍCULAS

Em Três Lagoas, o grupo ABADÁ-Capoeira, liderado por Baratta, opera em três núcleos, facilitando o acesso à prática:

  • Professor Panda: CTF 365, na Rua João Carrato, 1066, centro.
  • Professor Vaquejada: Academia Moove, Rua Egídio Thomé, Nº 3129, Jardim Alvorada.
  • Professor Baratta: Hard Core Gym, Avenida Capitão Olyntho Mancini, 47 – Centro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...