26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Banda de escola três-lagoense é convidada para participar de concurso

21/05/2018 16h13

Aproximadamente 45 alunos, de 9 a 18 anos, serão os representantes da idade e do Estado de Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo.

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Banda Spartan, da Escola Municipal São Carlos, de Três Lagoas (MS), foi convidada a participar do Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de Cordeirópolis (SP). Aproximadamente 45 alunos, de 9 a 18 anos, serão os representantes da idade e do Estado de Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo.
Segundo o professor e maestro, Elizeu Garcia, o principal objetivo da criação e manutenção da banda, que existe há dois anos, “é trabalhar a cidadania para os nossos alunos serem pessoas de bem. Muitos chegam na banda, vindos de famílias desestruturadas, e a música os ajudam a se reerguer. Além do projeto social buscamos representar a nossa Cidade e Estado, resgatando a cultura que estava se perdendo ao longo dos anos”, disse.

Elizeu conta que a ideia surgiu “depois que me formei maestro e me senti na obrigação de criar a banda ao ver que o projeto estava se perdendo nas escolas. Com as bandas como o Spartan ficando cada vez mais escassas, levei o projeto para a direção e hoje somos a única escola da Cidade e do Estado oito vezes campeã nacional e seis vezes campeã estadual. Ficamos sempre muito felizes ao ver o resultado de um trabalho árduo e responsável dos nossos alunos”, disse.

TÍTULOSEm 2017 a escola, com aproximadamente 60 integrantes, trouxe para a Cidade o troféu ao participar da 8ª edição do Encontro de Fanfarras e Bandas em Cordeirópolis (SP). Ao apresentar oito músicas no concurso, a banda obteve o segundo lugar na categoria melódica; o 3º na categoria livre; o 2º na categoria mor; e o 3º nas balizas.

“Concorremos com bandas grandes com mais de 14 anos de existência com banco patrocinando e, com dedicação e garra, conseguimos ficar entre as três primeiras colocações”, lembra o maestro.

Elizeu conta ainda que “normalmente os ensaios são realizados durante a semana, em horários diferentes das salas de aula, para não atrapalhar o desempenho dos alunos nos estudos. Mas quando estamos próximos do concurso intensificamos os ensaios, feitos nos finais de semana, chegando a ensaiar das 13h às 20h. Trabalhamos com afinco para ganharmos e representarmos com orgulho nossa escola e a nossa querida Três Lagoas”, conta o maestro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão