16.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Bancos lideram ranking de queixas do Idec em 2011

Geral – 02/03/2012 – 16:03

O setor financeiro, onde se inclui os bancos, assumiu o primeiro lugar no ranking de reclamações de consumidores no Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em 2011. Ultrapassou o setor de planos de saúde, que liderou os atendimentos por 11 anos. Em terceira posição ficam os produtos eletrônicos e em quarto o setor de telecomunicações. No total, o Idec contabilizou cerca de 16 mil atendimentos, sendo 5.828 consultas administrativas e 10.177 orientações.

O setor financeiro apareceu com 16,64% dos atendimentos realizados, subindo duas posições em relação ao ano anterior. As reclamações e dúvidas mais recorrentes dos consumidores são: cobrança indevida, débito não autorizado, taxa de juros, renegociação de dívidas e venda casada de produtos financeiros.

Com 16,02% das queixas registradas, os planos de saúde cairam de posição, mas continuam dando dor de cabeça aos consumidores. As principais reclamações registradas são: negativa de cobertura, reajuste de mensalidade e descredenciamento de profissionais/hospitais. Também se destacaram a dificuldade de realizar a adaptação ou migração do contrato, o cancelamento de contratos e a demora para a realização de consultas, exames e outros procedimentos.

Os produtos aparecem cada vez mais nas queixas dos consumidores. Com 14,32%, as principais demandas deste segmento continuam sendo o prazo de entrega não respeitado, o direito à garantia e à troca. Os aparelhos de telefonia celular foram alvo da maioria das reclamações.

Já o setor de telecomunicações figura com 12,93% das queixas de usuários tanto de telefonia fixa, internet e TV por assinatura. O principal problema detectado foi a interrupção do serviço. Em relação à banda larga foram registradas queixas sobre a velocidade do serviço abaixo da contatada, e, na telefonia fixa, as cobranças indevidas.

Os demais assuntos, classificados como “outros”, somaram 39,99% das orientações realizadas pelo Idec. Nesta categoria se destacaram as demandas sobre os direitos do consumidor idoso, guarda de documentos, imóveis e lazer.

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...