34.3 C
Três Lagoas
domingo, 26 de abril, 2026

Bancos alertam para golpes com cartões no carnaval; veja como evitar

Clientes devem estar atentos ao digitar senhas e conferir os dados após as compras, advertiram as instituições financeiras.

03/03/2019 14h24
Por: Mirela Coelho

Os bancos estão enviando alertas aos foliões para que fiquem atentos a golpes aplicados durante as compras no carnaval. Os mais comuns são a troca de cartões e a compra dupla, segundo as instituições financeiras.

O Santander enviou mensagens a clientes e pediu nas redes sociais que os usuários redobrem a atenção com os cartões falsos, uma das fraudes mais comuns nesta época do ano.

Segundo o banco, o vendedor entrega a maquininha sem digitar o valor da compra. O consumidor coloca sua senha, sem perceber que ela ficou visível, e recebe de volta um cartão similar. Dessa forma, o fraudador tem acesso ao cartão e à senha.

O Itaú também alertou clientes para conferirem o nome no cartão antes de guardá-lo na carteira novamente. “Esse golpe está mais na moda que fantasia de unicórnio”, disse o banco nas redes sociais.

O Bradesco pediu atenção para os cartões falsos no Twitter. “No carnaval, é um olho no crush e outro na segurança! Na hora de comprar, fique atento ao valor e certifique-se pra não trocarem seu cartão e estragarem a sua folia”.

Outra fraude comum nos festejos é a compra dupla, segundo o Santander. No caso, o vendedor finge que o cartão não passou e pede para você digitar a senha novamente, em outra máquina. Para evitar o golpe, o banco alerta para prestar atenção à mensagem que aparece no visor.

Veja dicas dos bancos para evitar golpes no carnaval:

Fique de olho no visor da maquininha na hora da compra;

Verifique se a senha digitada não está visível;

Confira o nome em seu cartão antes de guardá-lo na carteira;

Guarde seus documentos em lugar seguro; se tiver zíper, feche com um grampo;

Verifique se a compra foi aprovada após digitar a senha;

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) publicou um post em sua página no Twitter com uma marchinha de carnaval, chamando atenção para o golpe.

“Ô abre os olhos ou vão te enganar/Peço licença para poder desabafar/Trocaram meu cartão, ó, pobre de mim”.

Informação do site G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

OAB-MS homenageia lideranças por apoio a ações de inclusão social em Mato Grosso do Sul

Evento reconhece contribuições ao Congresso Autismo Sem Fronteiras e destaca parceria entre instituições e poder público

Operação apreende quase uma tonelada de medicamentos irregulares em centro dos Correios

Ação contínua da vigilância sanitária já retirou do mercado produtos avaliados em mais de R$ 10 milhões e revela esquema de distribuição nacional

Cirurgia tira Lula da estrada e leva ao cancelamento de agenda no interior paulista em meio à queda de popularidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve diminuir o ritmo de compromissos públicos neste fim de semana após passar por um procedimento cirúrgico...