Alimentos ricos em melatonina, como a banana, ajudam a relaxar o corpo e facilitar o sono, segundo pesquisa da Benenden Health, no Reino Unido
Dificuldade para dormir pode ter uma solução simples e natural: comer uma fruta antes de se deitar. De acordo com especialistas da Benenden Health, entidade médica do Reino Unido, alimentos que estimulam a produção de melatonina, o hormônio responsável pela regulação do sono, podem ser aliados poderosos contra a insônia.
A banana se destaca entre as principais recomendações. Rica em magnésio, triptofano, vitamina B6, carboidratos e potássio, a fruta ajuda a relaxar os músculos e acalmar o corpo, facilitando o processo de adormecer.
“Elas são um dos melhores alimentos para dormir, devido aos seus altos níveis de magnésio, que relaxam os músculos e acalmam o corpo. Experimente fatias de banana com uma colher de sopa de manteiga de amendoim natural antes de dormir se quiser uma boa noite de sono”, afirmam os pesquisadores.
Segundo dados da Healthline, uma banana média (126 gramas) contém cerca de 34 mg de magnésio, o equivalente a 8% da ingestão diária recomendada. Esse mineral, além de promover o relaxamento muscular, ajuda a manter o relógio biológico em equilíbrio.
Além da banana, outros alimentos citados pelos especialistas como indutores naturais de melatonina incluem mel, cerejas, carne de peru e amêndoas. Pesquisas indicam ainda que a suplementação com 500 mg de magnésio por dia pode aumentar a produção de melatonina e reduzir os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.
A recomendação dos especialistas é incorporar esses alimentos à rotina noturna de forma equilibrada, como parte de um estilo de vida mais saudável e voltado ao bem-estar.