Internacional – 31/01/2012 – 08:01
A Tokio Electric Power (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, registrou 14 escapamentos de água descontaminada devido ao congelamento dos encanamentos do sistema de reciclagem da unidade, devido às baixas temperaturas, informou nesta segunda-feira (30) a rede NHK.
A Tepco teve que parar neste domingo (29) durante cerca de duas horas o sistema de reciclagem do reator número 4 de Fukushima, após detectar a fuga de cerca de 40 litros de água descontaminada.
A empresa reportou também o vazamento de sete toneladas de água processada do reator seis da usina, devido ao congelamento do líquido dos encanamentos do sistema de descontaminação de água radioativa acumulada no local.
Segundo a operadora, os encanamentos teriam congelado após se registrar no domingo temperaturas de até -8º? no município de Namie, próximo à central na província de Fukushima.
A Tepco confirmou que, desde que foram detectadas as fugas de água, que poderia conter níveis baixos de contaminação, trabalha para realizar controles permanentes do sistema e para proteger os encanamentos das temperaturas gélidas com materiais isolantes ou aquecedores se for necessário.
A empresa mantém instalado na central de Fukushima um duplo sistema de descontaminação de água radioativa que se acumula nos porões da unidade, e cuja água reciclada utiliza posteriormente para esfriar os reatores.
Fonte: R7