17.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de maio, 2024

Baixa procura da vacinação pelo público três-lagoense preocupa Coordenação de Imunização

Em entrevista ao “Jornal da Manhã” desta quarta-feira (03), a coordenadora da pasta, Humberta Azambuja explicou que a população ainda não tem correspondido ao chamado da SMS, ficando abaixo da meta estipulada.

Com todas as ações realizadas, visando aumentar a taxa vacinal em Três Lagoas, o público em geral ainda não tem correspondido em relação à imunização, fato que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Imunização.

Em entrevista ao “Jornal da Manhã” desta quarta-feira (03), a coordenadora da pasta, Humberta Azambuja explicou à respeito de uma das vacinações iniciadas recentemente no município – a da Dengue. Ela detalhou que a imunização para o público de 10 à 11 anos, o que teve uma baixa adesão. Devido à isso, o Governo do Estado orientou que fosse expandida a faixa para a idade de 14 anos, porém, cerca de 1.995 doses foram aplicadas. Apesar do número recorde, ainda não é o esperado por parte da SMS.

Humberta explanou sobre essa preocupação. “Infelizmente estamos abaixo da meta estipulada, e não entendemos o porque que as pessoas não estão procurando, quando na verdade, ao falarmos de Dengue, falamos de uma doença que pode evoluir para uma forma mais grave. A vacina está disponível gratuítamente, e as pessoas não estão se imunizando.”, explicou a Coordenadora.

Uma outra campanha, que está sendo realizada para aumentar a imunzação do público jovem, é a “Aluno Imunizado”, nas escolas e CEI’s de Três Lagoas, onde em conjunto com a vacinação da gripe e da dengue, está na faixa etária dos 15 anos, trabalhada aliada com as USF’s da região dessas unidades educacionais da cidade. A ação irá ofertar aos estudantes todos os imunizantes necessários para a atualização da caderneta vacinal, bem como vacinas de Meningite, HPV entre outras.

Porém, um fator problemático é quando uma autorização para a vacinação é enviada para os pais desses alunos, onde muitos não assinam, ou não chegam a ler essas declarações. Muitas vezes, a família não devolve essa autorização assinada, preenchida, muitas vezes nem chega à ler, então a gente tem um trabalho de deslocar a equipe de uma unidade de saúde, para que possa ir até à unidade escolar, e ao chegar, não autorizam. Em muitos casos (pela falta da autorização), em uma sala de 30 alunos, não conseguimos vacinar nem dez.”

Humberta finalizou salientando a importância da vacinação, onde fez um “chamado” à toda a população. “As unidades de saúde estão abertas o dia todo para a vacinação (…), nós somos privilegiados pelo SUS ter um programa de vacinação tão importante. A vacina é de graça, o remédio você tem que pagar, então é mais difícil tratar uma doença do que você prevenir com uma vacina.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com vasto histórico criminal, suspeito é preso durante patrulhamento da Força Tática no Novo Oeste

Suspeito já possui passagens por tráfico, homicídio, roubo, entre outros.

Rádio Caçula registrou os principais momentos da Festa do Queijos e Vinhos

Uma das festas mais badaladas de Três Lagoas superou as expectativas dos organizadores que realizaram o acontecimento de forma impecável, oferecendo aos seus convidados...

Rádio Caçula registrou os principais momentos da Festa do Queijos e Vinhos

Uma das festas mais badaladas de Três Lagoas superou as expectativas dos organizadores que realizaram o acontecimento de forma impecável, oferecendo aos seus convidados...