Esporte – 02/04/2012 – 13:04
A Associação Zanon de Karatê (AZK) participou no último fim de semana da Primeira Etapa do Campeonato Estadual realizado na cidade de Campo Grande. Os 37 caratecas de Três Lagoas conquistaram 40 medalhas, sendo 14 de ouro, 17 de prata e 9 de bronze.
Segundo sensei 4º Dan de karatê, Cloudoardo Zanon, o desempenho da equipe foi dentro do esperado. “É uma competição difícil, que da vaga para o brasileiro, então todos querem vencer”.
Zanon, que é arbitro da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), agora é Chefe de Arbitragem da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS) e coordenou os trabalhos nessa competição.
A próxima Etapa do Estadual será dia 23 de junho e a última dia 27 de outubro. Nessa competição (que é chamada de oficial por ser reconhecida pela CBK) é disputado o Shiai (luta) e Kata (coreografia de luta).
No estadual as categorias começam no Mirim e vão ao Adulto até 34 anos.
As medalhas de ouro foram conquistadas por:
Hiris Mendonça, Beatriz Thihara, Edson Resende, Eduardo Yoshihiro, Lenilda Santos, Carlos Eduardo Juck, José Vitor, Igor Merizio, Otavio Boaventura, Luan Shikuma, Murilo Bigoto, Renan Rafael, Diego Pimenta e Livia Calduheto.
As de Prata por:
Ruth Alves, Lenilda Maria, Beatriz Thihara, Alexandre Arakaki(2), José Luiz Pierre, Luan Shidy(2), Diovana Leoncio, Igor Merizio, Carlos Eduardo Rocha, Patrique Barboza, Rafael Rossetto, José Santos, Italo Tamazzo, Guilherme Gaeta e Livia Calduheto.
E as de Bronze:
Eduardo Yoshihiro, Hiris Mendonça, Italo Tamazzo, Laila Arakaki, Clylson Fernandes, Lucas Xavier, Diego Pimenta, Otavio Boaventura eLaila Oliveira.
Box:
Entenda a Luta
Uma competição de Karatê, na parte de luta, o atleta pode pontuar dando soco no tórax ou no rosto, chute nas costas, tórax ou rosto e derrubando e finalizando com um soco ou chute. As lutas podem durar de 2 a 3 minutos conforme a competição.
Soco no rosto ou no tórax vale 1 ponto. Chute no tórax vale 2 pontos e no rosto vale 3 pontos. Se o atletas conseguir derrubar o outro e finalizar com um soco ou chute também serão 3 pontos.
Lembrando que o excesso de contato com qualquer parte do corpo é considerado falta e caso o atleta faça isso de proposito ele poderá ser desclassificado. Não se pode bater em áreas do corpo abaixo da cintura.
No karatê se usa luvas, protetores de boca, canela e pé. Esse ano começará a ser usado no Campeonato Brasileiro e no Mundial o protetor de tórax.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Zanon de Karatê (AZK) / Patrick Spinelli