Esporte – 07/05/2012 – 18:05
A Associação Zanon de Karatê (AZK) participou no último fim de semana da 2ª Copa Floridense Interestadual de Karatê. A competição foi realizada na cidade de Florida Paulista.
Três Lagoas participou com 15 atletas e conseguiu 11 medalhas, sendo 4 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze. Os atletas competiram no Shiai (luta) e Kata (coreografia de luta). Ao todo 389 caratecas participaram do torneio, somando 17 delegações.
O próximo compromisso da AZK será em 1º de julho na cidade de Andradina (SP). O sensei Cloudoardo Zanon agradece ao apoio da Sejuvel. “Eles tem sido de grande ajuda para que possamos participar dos torneios e cumprir o cronograma de competições”.
As medalhas de ouro foram conquistadas por: Patrick Correa, Gustavo Jesus, Carlos Silva e Felipe Ferreira.
As de Prata por: Patrick Correa e Tiago Machado.
E as de Bronze por: Richard Martins(2), José Vitor, Pedro Ferreira e Murilo Rezende.
Entenda a Luta
Uma competição de Karatê, na parte de luta, o atleta pode pontuar dando soco no tórax ou no rosto, chute nas costas, tórax ou rosto e derrubando e finalizando com um soco ou chute. As lutas podem durar de 2 a 3 minutos conforme a competição.
Soco no rosto ou no tórax vale 1 ponto. Chute no tórax vale 2 pontos e no rosto vale 3 pontos. Se o atleta conseguir derrubar o outro e finalizar com um soco ou chute também serão 3 pontos.
Lembrando que o excesso de contato com qualquer parte do corpo é considerado falta e caso o atleta faça isso de proposito ele poderá ser desclassificado. Não se pode bater em áreas do corpo abaixo da cintura.
No karatê se usa luvas, protetores de boca, canela e pé. Esse ano começará a ser usado no Campeonato Brasileiro e no Mundial o protetor de tórax.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Zanon de Karatê (AZK) / Divulgação