20.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril, 2025

Azerbaijão e Brasil buscam financiamento global para combater crise climática

O Azerbaijão, país anfitrião da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), defende junto ao Brasil a criação de um fundo global de US$ 1,3 trilhão anuais até 2035 para apoiar países em desenvolvimento na luta contra a crise climática. Em entrevista à imprensa, o embaixador Elchin Amirbayov, conselheiro do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, revelou que os dois países estão trabalhando para garantir um financiamento global, com o objetivo de levar o legado da COP29 em Baku, em 2024, até Belém, sede da COP30, em 2025.

Apesar de considerar o objetivo ambicioso, Amirbayov acredita que a união dos investidores e a vontade política serão fundamentais para alcançar essa meta. Ele destacou a importância da promoção de transparência e inclusão nas negociações climáticas, especialmente considerando as dificuldades em alcançar consensos entre as partes.

O embaixador também ressaltou que um dos maiores desafios das COPs é garantir que os líderes cumpram as promessas feitas durante as cúpulas e implementem ações práticas em seus países. Para Amirbayov, a COP29 foi um sucesso, especialmente pelo acordo alcançado sobre o financiamento climático de US$ 300 bilhões por ano. Ele expressou o desejo de que o legado de Baku seja adotado pela presidência brasileira na COP30.

Além das questões climáticas, Amirbayov mencionou as parcerias estratégicas em desenvolvimento entre o Azerbaijão e o Brasil, destacando áreas de cooperação como agricultura, aviação civil, tecnologia, educação e energia. As relações diplomáticas entre os dois países existem há 32 anos, e o embaixador vê o Brasil como um parceiro chave na América Latina.

Em sua visita a Brasília, o embaixador também compartilhou as novidades sobre o acordo de paz entre o Azerbaijão e a Armênia, assinado recentemente após quase quatro décadas de conflitos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-agente penitenciário e amante são condenados à mais de 25 anos por matar assassinar mulher em 2011

Edgard Lopes Cardoso e Sandra Mara dos Santos receberam penas de 16 e 12 anos de prisão, onde a justiça reconheceu o crime premeditado por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.

Três Lagoas será sede de etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Entre os dias 16 de maio e 1º de junho, Três Lagoas será o palco da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de...

Polícia Federal abre 192 vagas em concurso para nível médio e superior

As inscrições para o concurso público da Polícia Federal (PF) estão abertas e podem ser feitas até 21 de maio. Ao todo, a instituição oferece 192...