Geral – 27/02/2012 – 14:02
O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira decolou por volta das 12h30 desta segunda-feira de Punta Arenas no Chile para a base chilena de Eduardo Frei, na Antártida. A aeronave deve trazer para o Brasil os corpos dos dois militares da Marinha que morreram no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, no último sábado.
De acordo com a FAB, não há previsão para o retorno da aeronave ao Brasil. O avião militar partiu do Rio de Janeiro à meia-noite deste domingo e pousou em solo chileno às 9h30 de hoje.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, agradeceu aos governos do Chile, Argentina, Polônia e Peru pela ajuda ao Brasil neste momento, com o resgate e acolhimento aos brasileiros, acrescentando que o Brasil irá contar com a ajuda de outros países para retomar as pesquisas.
Questionado sobre possível falha de segurança no local, Amorim declarou que “somente a perícia pode determinar a causa do incidente”. O ministro disse inclusive que até mesmo a família dos dois mortos no incêndio, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha, reconheceram que havia segurança na base brasileira. Ainda sim, ela será redobrada para a nova instalação, garantiu Amorim.
Base brasileira na Antártida
A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.
Fonte: Terra