25.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 30 de outubro, 2025

Avanços no ensino superior no Brasil e desigualdades raciais e de gênero

O Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo IBGE, revelou que 18,4% dos brasileiros com mais de 25 anos concluíram o ensino superior, um avanço em comparação aos 6,8% de 2000 e 11,3% de 2010. No entanto, ainda há uma grande maioria sem graduação. Parte dessa população sem ensino superior inclui pessoas mais velhas, para as quais o acesso à educação foi mais difícil no passado.

O estudo também apontou que 32,3% dos brasileiros com 25 anos ou mais têm ensino médio completo ou superior incompleto, e a porcentagem de pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto caiu de 63,2% em 2000 para 35,2% em 2022.

Em termos de cor e raça, os brancos ainda têm mais acesso ao ensino superior (25,8%) do que os negros (pretos e pardos) – 11,7% e 12,3%, respectivamente. No entanto, o crescimento do acesso ao ensino superior foi mais acentuado entre a população negra. Em 2000, apenas 2,1% dos negros e 2,4% dos pardos tinham diploma universitário.

O Censo também indicou que 56,4% dos jovens de 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior em 2022. A média de anos de estudo para brasileiros com 11 anos ou mais foi de 9,5 anos, com a população amarela apresentando a melhor média (12 anos).

Nas áreas de graduação, os cursos mais populares foram negócios, administração e direito, seguidos por saúde e educação. Contudo, há disparidades raciais em algumas áreas, como medicina, economia e odontologia, onde a maioria dos formados são brancos.

Por fim, o estudo mostrou uma crescente participação feminina em áreas como medicina, direito e administração, com as mulheres representando 60,2% dos médicos com até 29 anos e 62,1% dos formados em direito dessa faixa etária.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura convoca aprovados em concurso público para posse em Três Lagoas

Decreto publicado no Diário Oficial da Assomasul chama candidatos de diversas áreas para cerimônia de posse no dia 3 de novembro

Aplicativo facilita o acesso ao transporte público em Três Lagoas

Usuários podem acompanhar horários, rotas e localização dos ônibus em tempo real pelo celular A população de Três Lagoas agora conta com uma nova ferramenta...

Prefeito de Três Lagoas é homenageado pela Assembleia Legislativa com Comenda do Mérito Legislativo

Dr. Cassiano Maia recebe reconhecimento por contribuições ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, no auditório Manoel...