Programa federal beneficia mais de 5 milhões de lares e será substituído gradualmente pelo Gás do Povo
Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5 recebem nesta sexta-feira (24) o Auxílio Gás referente ao mês de outubro, no valor de R$ 108. O pagamento segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com repasses previstos até 31 de outubro para os inscritos com NIS final 0.
BENEFÍCIO
O programa, previsto para seguir até o fim de 2026, atende 5,01 milhões de famílias em todo o país. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em 2022, o valor passou a cobrir 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O auxílio é pago duas vezes a cada semestre e é destinado a famílias inscritas no CadÚnico que tenham pelo menos um integrante beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
PRIORIDADE
A legislação que criou o Auxílio Gás estabelece prioridade para mulheres responsáveis pela família e para mulheres vítimas de violência doméstica. Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinado ao pagamento do benefício ultrapassa R$ 542 milhões.
SUBSTITUIÇÃO
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que será implementado de forma gradual para substituir o Auxílio Gás. A principal mudança é que, em vez de receber o valor em dinheiro, as famílias terão direito à recarga gratuita do botijão de gás em revendedoras credenciadas. A nova iniciativa pretende triplicar o número de beneficiários, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.
Com informações Agência Brasil


