29.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 30 de janeiro, 2026

Auxílio Gás de outubro é pago nesta sexta a famílias com NIS final 5

Programa federal beneficia mais de 5 milhões de lares e será substituído gradualmente pelo Gás do Povo

Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5 recebem nesta sexta-feira (24) o Auxílio Gás referente ao mês de outubro, no valor de R$ 108. O pagamento segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com repasses previstos até 31 de outubro para os inscritos com NIS final 0.

BENEFÍCIO
O programa, previsto para seguir até o fim de 2026, atende 5,01 milhões de famílias em todo o país. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em 2022, o valor passou a cobrir 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O auxílio é pago duas vezes a cada semestre e é destinado a famílias inscritas no CadÚnico que tenham pelo menos um integrante beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

PRIORIDADE
A legislação que criou o Auxílio Gás estabelece prioridade para mulheres responsáveis pela família e para mulheres vítimas de violência doméstica. Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinado ao pagamento do benefício ultrapassa R$ 542 milhões.

SUBSTITUIÇÃO
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que será implementado de forma gradual para substituir o Auxílio Gás. A principal mudança é que, em vez de receber o valor em dinheiro, as famílias terão direito à recarga gratuita do botijão de gás em revendedoras credenciadas. A nova iniciativa pretende triplicar o número de beneficiários, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado

Foragido da Justiça paulista é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Condenado por estupro e roubo foi localizado na Vila Piloto após trabalho de investigação da SIG